BUSCAR
BUSCAR
Greve

Dois dias após começar, Justiça suspende greve dos servidores da saúde em Natal

Em caso de descumprimento, dirigentes do Sindicato dos Servidores da Saúde (Sindsaúde) podem ser multados em R$ 5 mil por dia
Redação
18/04/2024 | 15:09

A greve dos servidores públicos da saúde em Natal foi suspensa por decisão judicial na tarde desta quarta-feira 17. O desembargador João Rebouças, do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Norte (TJRN), acatou o pedido da Prefeitura do Natal para encerrar a paralisação.

A ordem judicial estabelece que, em caso de descumprimento, os dirigentes do Sindicato dos Servidores da Saúde (Sindsaúde) podem ser multados em R$ 5 mil por dia, com limite de R$ 100 mil, além de outras sanções de natureza civil, criminal e administrativa.

Foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil
Os servidores da saúde de Natal iniciaram a greve na última terça-feira 16 - Foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil

Os servidores da saúde de Natal iniciaram a greve na última terça-feira 16, reivindicando: reajuste salarial; cumprimento da data-base; implantação e pagamento retroativo de gratificações; adicional por tempo de serviço e fim do corte de gratificações.

O desembargador destacou a gravidade da situação, especialmente devido ao quadro endêmico de dengue que a cidade enfrenta. O prefeito Álvaro Dias decretou estado de emergência por causa da doença em 2 de março.

Apesar da suspensão da greve, João Rebouças recomendou à Prefeitura de Natal que busque negociar com os servidores a fim de resolver as questões em disputa.

Sindsaúde: “ação truculenta”

Em assembleia de urgência, o Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras em Saúde do Rio Grande do Norte (Sindsaúde/RN) decidiu acatar a decisão do Tribuna de Justiça, mas classificou a determinação como “truculenta”. Diante da suspensão da greve, os servidores grevistas foram orientados a retornar aos locais de trabalho para o cumprimento de suas jornadas de trabalho. “Apesar de não concordarmos com a decisão, suspendemos a greve para que ninguém seja prejudicado”, afirmou Érica Galvão do Sindsaúde/RN.

No entanto, o Sindicato prometeu não aceitar calado a decisão, que considera “autoritária”, e agendou uma nova assembleia, para a próxima terça-feira 23, às 9h, em frente ao prédio da Prefeitura de Natal, onde afirmou que será dada uma “resposta a essa gestão truculenta”. As informações foram publicadas em nota nas redes sociais do Sindsaúde/RN.

NOTÍCIAS RELACIONADAS