Nesta segunda-feira, 15, teve início o primeiro dos quatro julgamentos criminais nos quais o ex-presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, é réu. Este é um marco histórico, sendo a primeira vez na história do país que um ex-presidente enfrenta um julgamento criminal.
O ex-presidente dos EUA responde a um processo relacionado ao pagamento de US$ 130 mil (equivalente a R$ 660 mil) à ex-atriz de filmes eróticos Stormy Daniels. Esse pagamento teria sido feito para mantê-la em silêncio sobre um suposto relacionamento extraconjugal e proteger a campanha eleitoral de 2016, na qual ele derrotou a democrata Hillary Clinton.
Trump, não enfrenta acusações pelo pagamento em si, mas sim por ter supostamente disfarçado o pagamento como despesas legais da Organização Trump. O ato pode resultar em uma pena de até quatro anos de prisão. Além disso, o republicano também é acusado de ter falsificado 34 documentos contábeis da Organização Trump para camuflar os pagamentos feitos a suposta amante como “despesas legais”. Esses pagamentos foram adiantados com dinheiro do então advogado e homem de confiança do ex-presidente, Michael Cohen.
A audiência desta segunda-feira, realizada em um tribunal de Manhattan, em Nova York, será focada na seleção dos 12 jurados para o caso. A defesa de Trump solicitou a substituição do juiz encarregado, Juan Merchan, porém, o pedido foi rejeitado no início da audiência.