BUSCAR
BUSCAR
Eleições 2020
Juíza condena Fernando Pinto por uso de perfis falsos contra Kelps Lima
Justiça determinou o pagamento de multa de R$ 5 mil pela prática de propaganda antecipada e utilização de perfis fakes pela publicação de postagens ofensivas
Redação
14/10/2020 | 14:44

A juíza Hadja Rayanne, da 3ª Zona Eleitoral de Natal, condenou o candidato Fernando Pinto (Novo) a pagar multa de R$ 5 mil pela prática de propaganda antecipada e utilização de perfis fakes com publicação de postagens ofensivas ao candidato Kelps Lima (Solidariedade).

Segundo a defesa de Kelps Lima, a candidatura de Fernando Pinto promoveu o “consistente impulsionamento de publicação de teor negativo”. Diversos perfis no Instagram publicaram mensagens com as hashtags #kelpsfake e #fakekelp no dia 4 de agosto.

Ainda de acordo com Kelps Lima, as mensagens supostamente foram publicadas por perfis falsos (robôs) utilizados com o intuito de aumentar o engajamento e a repercussão da postagem.

“Por meio de análise dos perfis, deduz a sua falsidade haja vista se tratarem todos de perfis femininos, com fotos retiradas aleatoriamente de bancos de imagens ou de outros usuários, não possuindo nenhuma publicação, tem poucos ou nenhum seguidor”, indicou a defesa do candidato do Solidariedade.

Como as mensagens foram publicadas no dia 4 agosto, muito antes da abertura oficial do período de campanha eleitoral, iniciadas em 26 de setembro, a juíza avaliou que ação se trata de uma “prática de ato de campanha eleitoral antecipada”, sob modalidade negativa, já que se vale de anonimato para postar mensagens depreciativas ao adversário político.

Ao analisar o IP dos perfis utilizados para as mensagens — o número identificador do computador —, a Justiça descobriu que ele pertence a um filiado do partido Novo.  

“Com a projeção que as redes sociais estão alcançando no âmbito do direito eleitoral, se o uso de perfis falsos não for enfrentado e coibido pela Justiça, a própria Democracia estará em risco, pois se devemos conviver com a divergência e liberdade de expressão, é imperioso repelir as odiosas práticas do anonimato e manipulação de informações”, escreveu Hadja Rayanne.

No Brasil, Macron diz que Mercosul-UE é péssimo e pede “novo acordo”
Para o presidente francês, o acordo comercial é ultrapassado e não considera as premissas do debate global atual
27/03/2024 às 21:09
Moraes dá prazo de 5 dias para PGR opinar sobre Bolsonaro em embaixada
Após parecer da procuradoria, ministro vai analisar caso
27/03/2024 às 20:43
Renan Bolsonaro vira réu por lavagem de dinheiro e falsidade ideológica
Filho do ex-presidente Jair Bolsonaro é investigado por fraudar empréstimos e criar programa para esconder recursos obtidos ilegalmente
27/03/2024 às 18:33
Em resposta a Moraes, Bolsonaro nega ter buscado asilo em embaixada e diz que acredita na Justiça
Defesa disse ser “ilógico” sugerir que sua estada na embaixada da Hungria “fosse um pedido de asilo ou uma tentativa de fuga”
27/03/2024 às 17:52
Copyright Grupo Agora RN. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização prévia.