Donald Trump e Joe Biden se reuniram nesta quarta-feira 13 na Casa Branca, uma semana após a vitória do republicano na eleição presidencial. Ambos se cumprimentaram e apertaram as mãos no Salão Oval.
Em comentários breves, que duraram cerca de um minuto, Biden parabenizou Trump e destacou que trabalhará para que ele seja acomodado da melhor maneira no retorno à Casa Branca. Além disso, afirmou que pretende ter uma transição suave para o próximo governo.
“Bem-vindo. Bem-vindo de volta”, disse o atual presidente.
Trump, por sua vez, destacou que a política “é difícil e, em muitos casos, não é um mundo muito bom, mas hoje é um mundo bom, e eu aprecio muito isso”. Em seguida, concordou com o apelo de Biden por uma transição “tão suave quanto possível”.
Os líderes não responderam a perguntas da imprensa e continuam a reunião a portas fechadas.
Em 2020, quando Trump era presidente e foi derrotado por Biden na eleição, o democrata não foi recebido na Casa Branca, mesmo essa sendo uma “cortesia” tradicional entre governantes após a votação nos EUA.
Ambos os líderes se criticam duramente há anos e suas equipes têm posições muito diferentes sobre diversos assuntos, desde mudanças climáticas até a relação com a Rússia e comércio.
O democrata retratou Trump como uma ameaça à democracia, enquanto o republicano coloca Biden como incompetente.