BUSCAR
BUSCAR
Visita
Novo presidente americano, Joe Biden, já esteve em Natal; VEJA COMO FOI
Em 2014, durante a Copa do Mundo do Brasil, o até então vice-presidente do governo Barack Obama (2009-2017) acompanhou a estreia da seleção americana no torneio de futebol
Redação
04/11/2020 | 15:15

O novo presidente dos Estados Unidos, o democrata Joe Biden, traz em sua trajetória política uma breve passagem por Natal. Em 2014, durante a Copa do Mundo do Brasil, o até então vice-presidente do governo Barack Obama (2009-2017) acompanhou a estreia da seleção americana no torneio de futebol. 

A visita em terras potiguares durou pouco tempo. Em 18 de junho de 2014, o avião da comitiva do governo americano pousou pontualmente às 17h na Base Aérea de Natal, em Parnamirim. Sob forte esquema de segurança, que contou com integrantes do serviço secreto americano, Joe Biden entrou na Arena das Dunas com a partida de futebol em andamento — perdeu o primeiro gol da partida, marcado pelo americano Clint Dempsey aos 30 segundos do primeiro tempo.

Joe biden, candidato democrata à presidência do estados unidos, já esteve em natal; veja como foi
Joe Biden é recebido pela governadora Rosalba Ciarlini – Imagem: Ascom/RN

Em vídeo produzido pela assessoria da Casa Branca sobre a passagem por Natal, Joe Biden assistiu ao jogo da área de camarotes do estádio potiguar. Ele ficou sentado ao lado da então governadora do Rio Grande do Norte, Rosalba Ciarlini, e do prefeito de Natal à época, Carlos Eduardo Alves.

Após o apito final, Biden foi até os vestiários para falar com os jogadores americanos. Ao saudar os atletas pela vitória, ele disse que a governadora Rosalba Ciarlini trouxe “sorte” para o time. “Ela estava torcendo por nós. A governadora [do Rio Grande do Norte] disse que venceríamos”, disse ele, diante do olhar incrédulo de Rosalba.

Joe biden, candidato democrata à presidência do estados unidos, já esteve em natal; veja como foi
Joe Biden saúda jogadores da seleção americana – Getty Images

Logo em seguida, ele retornou para a Base Aérea de Natal. A próxima parada foi Brasília. A vinda do representante do governo americano tinha o objetivo de buscar aproximação com a então presidente Dilma Rousseff. À época, as relações entre os dois países estavam distantes. Isso porque meses antes da Copa explodiu o escândalo da espionagem americana. 

Documentos classificados como ultrassecretos da Agência de Segurança Nacional (NSA, na sigla em inglês) dos Estados Unidos, divulgados pelo ex-analista Edward Snowden, mostram que Dilma Rousseff foi alvo direto de espionagem.

Em 19 de junho, em reunião com a presidente brasileira, Joe Biden ressaltou que os EUA mudaram as táticas de espionagem que anteriormente levavam à espionagem direta das comunicações do líder brasileiro. Ainda naquele dia, o vice-presidente retornou aos Estados Unidos.

*Matéria atualizada em 7 de novembro de 2020

NOTÍCIAS RELACIONADAS
Sede: Av. Hermes da Fonseca, 384 – Petropolis – Natal – RN – Cep. 59020-000
Telefone: (84) 3027-1690 / 3027-4415
Redação: (84) 98117-5384 - [email protected]
Comercial: (84) 98117-1718 - [email protected]
Copyright Grupo Agora RN. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização prévia.