O América já está na final do Campeonato Potiguar Sub-20 de 2023. Após duas partidas contra o Potyguar de Currais Novos, um empate na primeira e uma vitória na segunda, o clube conseguiu garantir a classificação. Olhando para a próxima temporada, em que o América terá a Série D pela frente, o América comemora a possibilidade de considerar atletas do grupo para o elenco principal.
“Esse é o nosso trabalho, trabalho da base. Tentar formar jogadores para que possa jogar no profissional. E a gente está trabalhando o máximo possível. Tenho certeza que no final do ano a gente vai ter três ou quatro jogadores no profissional e não só para compor elenco. E sim para jogar, participar, e dar fluxo ao nosso trabalho”, adiantou.
Um dos atletas que se destaca é o centroavante Fernando, que conta com o carinho da torcida americana. “Fernando foi um atleta que chegou aqui no começo do ano, indicado por um colega meu. Ele era extremo, a gente colocou ele para jogar de nove. Graças a Deus deu certo. É um atleta que o extracampo dele é perfeito. Falta aprimorar alguma coisa, ele ainda vai fazer 18 anos. Mas acho que tem um futuro brilhante”, adiantou.
CLASSIFICAÇÃO DO AMÉRICA
As semifinais ficaram marcadas por contar com três clubes do Grupo B da competição – além do alvirrubro e da águia do time seridoense, o Globo de Ceará-Mirim também alcançou a fase. Do outro grupo, apenas o ABC chegou entre os quatro melhores. “Acho que fizemos um jogo melhor que o jogo anterior. Falando dessa situação, o Joãozinho estava muito solto. Ele é um atleta acima da média. Garoto que todo mundo tem que prestar atenção. Hoje, não. Taticamente a gente foi perfeito. Principalmente nossa última linha, quando a gente estava atacando eles estavam marcando, para quando a gente perder a bola, a gente já fazer uma reação pós-perda e isso facilitou nosso trabalho”, avaliou João Paulo.
Em relação ao adversário, o treinador americano já avisou que o clube está preparado, mesmo após enfrentar um campeonato considerado difícil. “Desde o início do campeonato a gente sabia que o nosso grupo teria mais dificuldades, porque teria equipes mais equilibradas. A equipe do Globo é bastante equilibrada. A equipe do Potyguar, foi nosso primeiro jogo, eles conseguiram ganhar da nossa equipe. Aquela derrota, no fundo, foi boa. Só durante o jogo a gente teve oito atletas sub-17 e um atleta sub-15. Esses atletas foram evoluindo. Esse é o nosso trabalho. A gente chegou onde queria, que era a final”, finalizou.