20/10/2023 | 05:00
O deputado federal João Maia assinará nesta sexta-feira 20 a ficha de filiação do Partido Progressista (PP), sigla que ele presidirá no Rio Grande do Norte. A oficialização da migração partidária do parlamentar se dá após o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) autorizar a saída dele do PL, partido hoje presidido no RN pelo senador Rogério Marinho.
São aguardados para o ato de filiação o presidente nacional do PP, senador Ciro Nogueira (PI), e o líder do partido na Câmara, deputado federal Dr. Luizinho (RJ). A legenda atualmente integra a base de apoio ao governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), no grupo chamado “Centrão”.
João Maia assume o PP após uma queda de braço travada entre ele e o senador Styvenson Valentim (Podemos), que também pretendia mudar de legenda e tinha como objetivo o Partido Progressista.
Styvenson chegou a afirmar em entrevista que era “quase certeza” sua migração para o PP, após ele ter recebido o convite do presidente nacional, senador Ciro Nogueira. A conversa, no entanto, não prosperou, e Styvenson decidiu permanecer no Podemos.
Quem passa a cadeira de presidente para João Maia é o ex-deputado federal Beto Rosado, de Mossoró. Ele não conseguiu se reeleger para a Câmara dos Deputados no pleito eleitoral do ano passado. Com a chegada de João Maia, Beto assume a vice-presidência do da sigla no RN.
Segundo João Maia, o evento de hoje terá bastante representatividade dos municípios potiguares. “Eu sempre digo duas coisas: uma em relação a emprego e renda, que a base, o alicerce da verdadeira liberdade do homem e da mulher é poder sobreviver com o produto do seu próprio trabalho; e a segunda é nos municípios, seja na área urbana ou na área rural, onde as pessoas efetivamente vivem. Então, a vida da gente melhora se o lugar onde a gente mora, melhora”, disse o deputado ao AGORA RN nesta quinta-feira 19.
Beto Rosado afirma que a expectativa é de “crescimento” com a chegada de João Maia e de seu grupo político ao PP. Beto diz que também está convocando seu grupo a continuar no partido, no que ele chamou de um “projeto de união”.
“Que o partido esteja mais forte nas próximas eleições e que essa força possa se transformar em ações para agregar ao RN, trazendo mais obras, mais recursos para o desenvolvimento do nosso Estado”, completou.
Entre os novos nomes que serão filiados hoje ao PP, Beto citou os prefeitos de Umarizal (Raimundo Pezão), Tangará (José Airton Bezerra), João Câmara (Manoel Bernardo), Goianinha (Nira Galvão), Messias Targino (Shirley, esposa de João Maia) e Tenente Laurentino Cruz (Inácio Macedo). Outros prefeitos, segundo Beto, não poderão comparecer ao evento de hoje e irão se filiar em outra oportunidade. A expectativa é que o PP salte de 12 para 20 prefeitos.
*Publicado na edição impressa do AGORA RN desta sexta-feira, 20 de outubro de 2023.