BUSCAR
BUSCAR
Opinião

Javier Milei: De ‘El Loco’ a presidente da Argentina; leia opinião do AGORA RN

Espera-se que o Milei moderado, que emergiu recentemente, prevaleça, equilibrando a necessidade de reformas com a realidade política e econômica complexa da Argentina
Redação
22/11/2023 | 05:00

Javier Milei, apelidado de “El Loco”, surpreendeu a América do Sul ao vencer a eleição presidencial argentina, impondo ao peronismo sua maior derrota em 40 anos.

A vitória de Milei simboliza o cansaço dos argentinos com a falta de prosperidade e a busca por uma alternativa radicalmente nova.

Presidente eleito da Argentina, Javier Milei, cumprimenta apoiadores durante ato de campanha - Foto: Instagram / Reprodução
Presidente eleito da Argentina, Javier Milei, cumprimenta apoiadores durante ato de campanha - Foto: Instagram / Reprodução

Apesar de sua postura inicial disruptiva, Milei suavizou o discurso no segundo turno, conquistando o apoio da direita tradicional, incluindo o ex-presidente Mauricio Macri. Essa aliança é fundamental para a governabilidade, dada a pequena representação de sua própria bancada no Congresso, dominado pela oposição peronista.

Milei prometeu o fim da “decadência argentina” e a transformação do país em uma potência mundial em 35 anos. Porém, ele enfrenta desafios imediatos, como a gestão da enorme dívida argentina com o Fundo Monetário Internacional (FMI), originada durante o governo Macri. A falha de Macri em implementar reformas foi o que levou à volta do peronismo, um cenário que Milei agora tenta evitar.

Milei propõe a privatização de estatais e reformas econômicas radicais, incluindo a dolarização da economia, cortes na estrutura administrativa e a eliminação do Banco Central. Porém, seu discurso recente sugere um gradualismo nas mudanças, mostrando-se mais aberto a negociações com outros setores políticos, incluindo facções peronistas não-kirchneristas.

Apesar de suas propostas econômicas ambiciosas, Milei enfrentará resistência para implementá-las, especialmente no que diz respeito à redução dos subsídios sociais e à revisão das relações com Mercosul, Brasil e China. No dia 10 de dezembro, Milei assumirá a presidência com um país enfrentando inflação anual de quase 200%, reservas internacionais baixas, déficit público, recessão e mais de 40% da população na pobreza.

Espera-se que o Milei moderado, que emergiu recentemente, prevaleça, equilibrando a necessidade de reformas com a realidade política e econômica complexa da Argentina.

Este equilíbrio será crucial para evitar mais turbulência e para que Milei possa conduzir o país com uma margem de manobra e erro limitadas.

Mulheres poderão se alistar nas Forças Armadas a partir de janeiro
Haverá 1.465 vagas; Alistamento é voluntário
11/12/2024 às 16:48
Espírito Santo confirma a primeira morte no estado por febre Oropouche
Brasil registra este ano cerca de 11 mil casos
11/12/2024 às 16:36
Segundo lote de Editais da PNAB RN é lançado com foco em Pontos e Pontões de Cultura
Bloco de Cultura Viva contém dois dos 21 editais que irão compor a PNAB RN; inscrições podem ser realizadas através do portal Mais Cultura RN até o próximo dia 30
11/12/2024 às 16:21
Ao completar 75 anos, Fecomércio celebra marca de 2 milhões de atendimentos em 2024
Presidente da entidade, Marcelo Queiroz, afirma que a marca reflete a ampliação e a eficiência dos serviços oferecidos pelo SESC e SENAC
11/12/2024 às 16:15
Trampolim da Vitória anuncia oportunidades de emprego em diferentes áreas
Empresa busca reforçar equipe com vagas para vistoriador, motorista de ônibus e auxiliar de serviços gerais
11/12/2024 às 15:49
Nosso mandato tentará contribuir para resolver problemas crônicos de Natal, diz Leo Souza
Vereador eleito afirma que seu foco será mitigar problemas históricos da cidade, com ênfase em transporte e saúde
11/12/2024 às 15:44
“Governo está no osso, não tem mais onde cortar”, diz líder da situação
Francisco do PT argumenta que Fátima Bezerra "desde o início do governo faz esforço imenso para cortar gastos com custeio"
11/12/2024 às 15:01
Natal é a capital menos violenta do Nordeste
Dados são do Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP) e levam em consideração a taxa de mortalidade das capitais
11/12/2024 às 14:45
Comissão de Finanças da ALRN aprova LOA 2025 com previsão orçamentária de R$ 23 bilhões
Projeto oriundo do Executivo prevê um orçamento de R$ 23 bilhões, incluindo a estimativa de arrecadação do ICMS
11/12/2024 às 14:27
Bia Souza é indicada por Federação de Judô a prêmio de melhor do mundo
Brasileira foi ouro nos 78 kg e bronze por equipes nos Jogos de Paris
11/12/2024 às 14:14