O ano de 2025 evidenciou um novo ciclo para a educação pública de Natal. No período, o primeiro ano da gestão do prefeito Paulinho Freire, a Rede Municipal de Ensino consolidou avanços significativos, do fim da fila nas creches à valorização dos professores, passando ainda pela ampliação do acesso ao ensino e por investimentos estruturantes. As ações implementadas ao longo do ano dão relevo a uma estratégia que alia planejamento, responsabilidade fiscal e foco no estudante, reposicionando a educação como eixo central do desenvolvimento social da capital.
Ao fazer um balanço do primeiro ano de gestão, o prefeito Paulinho Freire ressalta que os avanços obtidos são fruto de planejamento e de uma visão estratégica para o futuro da cidade. Segundo ele, a Educação ocupa um lugar central nas prioridades da administração municipal. “Desde o primeiro dia, assumimos o compromisso de cuidar das pessoas, e a educação é o caminho mais seguro para transformar realidades. Investir nos professores, nas escolas, nas famílias e nos estudantes é investir no futuro de Natal. O que fizemos em 2025 foi reorganizar, fortalecer e preparar a rede para crescer com qualidade, responsabilidade e inclusão”, elenca o prefeito.

Uma das ações mais significativas foi acabar, já no início do ano letivo, com as filas para a obtenção de vagas nas creches da rede pública do Município. Um compromisso assumido com a população e já saldado na largada da gestão.
A ação da Prefeitura garantiu a matrícula de todas as crianças em idade de creche na rede municipal, eliminando o antigo sorteio de vagas. O público atendido na Educação Infantil inclui 7.525 crianças na etapa creche, 8.960 na pré-escola, e 33.872 no Ensino Fundamental. A Educação de Jovens e Adultos (EJA), por sua vez, tem 4.763 matriculados.
Em outra frente de atenção com a comunidade estudantil, a distribuição de fardamento escolar alcançou 47.869 alunos, com investimento de R$ 9,48 milhões. Houve ainda as políticas de permanência e apoio não apenas aos estudantes, mas ainda às suas famílias. Exemplos disso são o programa Tributo à Criança, beneficiando 5.426 famílias, e o Passe Livre Estudantil, garantindo transporte gratuito a cerca de 4.500 alunos, com uma média de 150 mil passagens por mês. As duas ações somaram mais de R$ 10 milhões da Prefeitura.
A valorização dos profissionais da educação também se efetivou como prioridade já no início da gestão. Em março, a Prefeitura concedeu o reajuste de 6,27% no piso salarial dos professores, reafirmando o compromisso com o cumprimento da legislação e o reconhecimento do papel essencial dos educadores.
Paralelamente, a administração municipal convocou 710 professores efetivos aprovados em concurso público e mantém em andamento um processo seletivo para contratação temporária de docentes, com 274 vagas. Medidas que garantiram o funcionamento regular das unidades e a ampliação da oferta educacional.
A modernização da relação entre gestão e servidores foi outra política educacional que avançou com a criação da carteira funcional do professor, agora disponível no aplicativo Natal Digital, iniciativa que permite ao professor ter a sua identidade profissional assegurada, em um gesto que fortalece a dignidade do magistério e reforça a sensação de pertencimento à rede pública de ensino. Além disso, a carteira traz vantagens práticas, como o acesso facilitado a benefícios e descontos.
O secretário municipal de Educação, Aldo Fernandes, avalia o conjunto das ações desenvolvidas ao longo do ano como reflexo de um esforço coletivo e contínuo. “Com trabalho sério, planejamento e compromisso com a Rede Municipal de Ensino, 2025 marcou pela ressignificação na Educação de Natal. Avançamos na ampliação de vagas, com ofortalecemos a Educação Infantil, investimos na infraestrutura das escolas, valorizamos os profissionais e colocamos o estudante no centro das decisões. Cada escola revitalizada e cada política implementada representam mais dignidade, mais inclusão e mais oportunidades. Natal segue na esteira do crescimento educacional, construindo hoje a base sólida de uma educação pública de qualidade para o futuro”, afirma o titular da SME.

Avanços também chegam na infraestrutura local
Na área de infraestrutura, os números também demonstram o alcance das ações da Prefeitura com a Educação. Em 2025, a Secretaria Municipal de Educação atendeu a 82,3% das demandas de manutenção predial, contemplando 121 unidades de ensino e diversos equipamentos administrativos e culturais da rede. Na Zona Norte, mais de 93% das escolas receberam o serviço.
Outras ações que tiveram destaque no ano foram a revitalização e ampliação de espaços como quadras esportivas, pátios cobertos e salas de aula. Houve ainda investimentos específicos em unidades de tempo integral, reforçando a política de ampliação dessa modalidade de ensino na capital.
Para 2026, a perspectiva é de mais avanços significativos na rede municipal de ensino. A conclusão da Escola Municipal Padre Tiago Theisen é um dos principais projetos previstos.
A ampliação expressiva da oferta de vagas também será perseguida, aponta o prefeito Paulinho Freire. “Estão previstas a construção de sete Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs), repactuados junto ao governo federal, além da implantação de mais dois CMEIs por meio do Novo PAC. Também integram esse conjunto de ações a construção de uma escola de tempo integral no bairro Guarapes, para a qual já demos autorização no início desta semana, e a efetivação da parceria público-privada que viabilizará a construção de 25 novas unidades de ensino no município”, enumera Paulinho.