BUSCAR
BUSCAR
Combate ao vírus
Intervalo entre as aplicações da D1 e D2 da Pfizer será reduzido para 21 dias no RN
A medida é para aumentar a proteção da vacina para as novas variantes da Covid-19
Redação
27/07/2021 | 15:22

A Câmara Técnica de Vacinação do Rio Grande do Norte decidiu pela diminuição para 21 dias do intervalo entre as aplicações da primeira e segunda doses (D1 e D2) da vacina da Pfizer. A decisão segue orientação do Ministério da Saúde e foi deliberada em reunião ocorrida nesta terça-feira, 27.

A medida é para aumentar a proteção da vacina para as novas variantes da Covid-19.

A Sesap destaca que a aplicação no intervalo menor será possível desde que o Ministério da Saúde envie as doses antecipadamente. Por tal razão, ainda não há data para que essa redução aconteça, segundo a pasta.

A exceção é para as gestantes. Para esse grupo, as grávidas que iniciaram o esquema vacinal com vacina da Oxford devem completar o esquema vacinal com vacina da Pfizer de forma imediata. Ou seja: quem completou 21 dias ou mais da primeira aplicação deve procurar um posto de vacinação contra a Covid-19.

O estado potiguar tem 411 gestantes nesta situação, e a Sesap informa que o Estado enviará doses da reserva técnica aos municípios para que concluam o esquema vacinal deste público.

Confira a nota da Sesap sobre a redução do intervalo:

“A Sesap esclarece que a deliberação da diminuição do intervalo entre as doses do imunizante da Pfizer para 21 dias, depende do cronograma de envio de doses do Ministério da Saúde, a partir das próximas remessas. O recebimento antecipado do MS deve ser atrelado a um quantitativo compatível com esse aumento de pessoas, visto que a diminuição do intervalo resultará no aumento da população para a segunda dose.

É importante ressaltar que a remessa da Pfizer que chega nesta quarta-feira 28 não está contemplada com o novo critério.

A deliberação aconteceu na manhã desta terça-feira 27 e segue orientação do Ministério da Saúde. A decisão teve como fundamento a proteção da vacina para as novas variantes da Covid-19.

Foi pactuado também que as gestantes que iniciaram o esquema vacinal com imunizante da Astrazeneca devem completar a vacinação com a Pfizer de forma imediata. A Sesap enviará doses da reserva técnica aos municípios para que concluam a imunização deste público.”

*Matéria atualizada às 17h22 do dia 27 de julho de 2021

NOTÍCIAS RELACIONADAS
Sede: Av. Hermes da Fonseca, 384 – Petropolis – Natal – RN – Cep. 59020-000
Telefone: (84) 3027-1690 / 3027-4415
Redação: (84) 98117-5384 - redacao@agorarn.com.br
Comercial: (84) 98117-1718 - publica@agorarn.com.br
Copyright Grupo Agora RN. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização prévia.