BUSCAR
BUSCAR
Alex Viana
Inseguro, cidadão perde espaços na cidade
Alex Viana
05/07/2017 | 05:30

Diferentemente do que defendeu o senador Garibaldi Alves Filho (PMDB) em evento nesta segunda-feira na Federação da Indústria do Rio Grande do Norte (FIERN), não é apenas o setor turístico e o econômico que perderam, nos últimos anos, com o aumento da violência no Estado. Aliás, nem é preciso ir longe para identificar danos irreparáveis ao Estado devido aos altos índices de criminalidade. Basta perceber a mudança na rotina dos milhares e milhares de norte-rio-grandenses, que nos últimos anos tiveram de modificar seus hábitos de convivência social por causa do aumento expressivo das estatísticas criminais. No campo econômico, não é difícil constatar que diversos estabelecimentos comerciais foram fechados não apenas por conta da crise econômica, mas também devido a geograficamente situarem-se em perímetros urbanos com incidência significativa de roubos, assaltos e outros crimes. A falta de uma estrutura eficiente de policiamento ostensivo, além da ausência de uma ação estratégica eficaz de identificação e desbaratamento de células criminosas instaladas no Estado, tornaram o Rio Grande do Norte um Estado dócil à presença de bandidos. O resultado é que, além de prejudicar a economia e os investimentos, o cidadão comum potiguar natalense deixou de se sentir seguro ao transitar pelas ruas e avenidas da cidade, seja psicologicamente afetado pela dura realidade de crimes ou pura e simplesmente para evitar se tornar a próxima vítima.

>> Quadrilha. Com a prisão do ex-ministro Geddel Vieira Lima, passa a ser três, dos seis integrantes da chamada cúpula do PMDB na Câmara dos Deputados, grupo do qual fazem parte o presidente Michel Temer e o ex-ministro Henrique Alves, o número de presos em decorrência das investigações da Operação Lava Jato. Os outros dois são Eduardo Cunha – este já condenado – e o próprio Henrique Alves. Moreira Franco e Eliseu Padilha, além de Temer, são os demais integrantes do grupo (ainda?) fora da cadeia. Se todos irão para o xilindró, só o tempo dirá.

>> Ensaio. O improvável parece ser perseguido. Ávido para que Carlos Eduardo renuncie à prefeitura de Natal, o vice, Álvaro Dias, conseguiu levar o prefeito a Caicó neste fim de semana, com objetivo de participar de solenidade pessoal do seridoense. Não muito afeito às andanças pelo interior do Estado, o prefeito da capital estaria com o incentivo de Álvaro ensaiando uma campanha ao governo do Estado?

>> Primeiros os teus. O senador Garibaldi Filho (PMDB) defendeu a candidatura de Carlos Eduardo a governador. Em entrevista a este jornal, o ex-governador disse que Carlos é a melhor opção do PMDB em 2018. Um atento observador da cena não perdeu tempo e comentou que Gari quer mesmo que Carlos saia para o governo, desistindo de ser candidato ao Senado. Carlos estuda uma candidatura ao Senado que, se prosperar, confrontaria Gari.

>> Nosso País. O Congresso Nacional está desmoralizado. O país tem um presidente corrupto e denunciado, e um Congresso fisiologista que vota matérias importantes a toque de caixa, apenas. Triste fim do Brasil. Como ser otimista?

>> Novidades. A candidatura da senadora Fátima Bezerra (PT) ao governo do Estado, em chapa que traz a deputada federal Zenaide Maia (PR) como candidata ao Senado, é a grande novidade de 2018 até agora. Com isso, já nasce a polarização eleitoral do ano que vem, numa disputa que se prenuncia entre a petista e o atual governador, Robinson Faria.

>> Senado. Em relação ao Senado, Zenaide enfrentaria um quadro eleitoral com os atuais senadores José Agripino e Garibaldi Filho, DEM e PMDB, respectivamente, disputando a reeleição em franco desgaste, por citações na Lava Jato e apoio ao governo impopular de Michel Temer.

>> Solenidade. O presidente da Câmara Municipal de Natal, vereador Raniere Barbosa, participou nesta segunda-feira 3 da solenidade que celebrou os 125 anos do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Norte (TJRN). O chefe do legislativo municipal destacou a importância do Tribunal para a população do Rio Grande do Norte. “Tem sua representatividade e é muito conceituado”, destacou disse o parlamentar durante a solenidade.

>> Homenagens. Na solenidade do TJ, foram condecorados com a Medalha de Valor Judiciário Seabra Fagundes, maior honraria da Justiça Estadual, o vice-presidente do Tribunal Superior do Trabalho (TST), ministro Emmanoel Pereira, e o desembargador aposentado Ivan Meira Lima.

>> CEPs. Nesta terça-feira 4, às 14h30, no auditório do edifício-sede (Ribeira), os Correios formalizam a entrega dos novos Códigos de Endereçamento Postal de São Gonçalo do Amarante/RN. O município passa a ter CEPs específicos para seus logradouros, ou seja, cada avenida, rua, travessa e praça agora possui CEP individual, todos codificados dentro da faixa de CEP 59290-001 a 59298-999, substituindo o CEP geral 59290-000, usado anteriormente. Além da Prefeitura de São Gonçalo do Amarante, foram convidados representantes da administração pública municipal de Assu, Caicó, Ceará-Mirim e Extremoz, que futuramente também receberão CEPs por logradouro.

Sede: Av. Hermes da Fonseca, 384 – Petropolis – Natal – RN – Cep. 59020-000
Telefone: (84) 3027-1690 / 3027-4415
Redação: (84) 98117-5384 - [email protected]
Comercial: (84) 98117-1718 - [email protected]
Copyright Grupo Agora RN. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização prévia.