BUSCAR
BUSCAR
Antes e depois
Imagem viraliza após novo episódio de restauração desastrosa na Espanha; veja
A obra já recebeu os apelidos de 'novo Ecce Homo' ou 'Ecce Homo de Palência'
F5
13/11/2020 | 06:05

O artista espanhol Antonio Capel, 60, recebeu uma avaliação nada positiva de uma de suas obras. O madrilenho publicou em suas redes sociais uma foto da restauração que fez em uma figura que ficava na fachada de um edifício na cidade de Palência.

“Antes e depois, prédio principal da rua principal, 9 Palencia”, escreveu orgulhoso na legenda. Porém, as respostas não foram nada animadoras. “Que vergonha, ou melhor, que falta de vergonha”, criticou uma seguidora. “Que falta de cuidado, a primeira vez que vi achei que era mentira”, relatou outra.

A restauração já recebeu os apelidos nada carinhosos de “novo Ecce Homo” ou “Ecce Homo de Palência”. Trata-se de uma referência a uma restauração desastrosa feita por uma pintora amadora em um afresco quase centenário que retratava Jesus na igreja da cidade de Borja, também na Espanha.

Apesar de ter sido muito criticado em 2012, o afresco acabou chamando tanto a atenção nas redes sociais que virou ponto turístico. Milhares de turistas acabaram indo visitar a cidadezinha de 5.000 habitantes por causa dele.

Em sua página oficial, Capel informa que é pintor profissional, tendo realizado sua primeira exposição individual com apenas 11 anos de idade. Ele mora em Palência desde 1961 e tem obras nas coleções de instituições como o Museu de Arte Contemporânea de Madri e no Museu de Belas Artes de Granada.

O edifício que abriga a obra é de uso misto, tendo tanto apartamentos residenciais quanto salas comerciais. De acordo com a revista Architectural Digest España, foi obra do arquiteto Jacobo Romero e foi feito para Federação Católica-Agrária.

A construção é de 1919 e pertence a um banco. A Prefeitura disse que não poderia fazer nada a respeito, por se tratar de um edifício particular.

Sede: Av. Hermes da Fonseca, 384 – Petropolis – Natal – RN – Cep. 59020-000
Telefone: (84) 3027-1690 / 3027-4415
Redação: (84) 98117-5384 - [email protected]
Comercial: (84) 98117-1718 - [email protected]
Copyright Grupo Agora RN. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização prévia.