BUSCAR
BUSCAR
Processo
Idema coordena demolição de barracas nas margens do açude Pataxó, em Ipanguaçu
Através de denúncia no serviço 'Alô Idema', o Instituto realizou vistoria na área, em março de 2016, e constatou a ocupação de 7 barracas na margem do açude Pataxó
Redação
15/03/2017 | 12:07

A equipe de fiscalização do Instituto de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente – Idema, acompanhou, nessa terça-feira (14), a remoção de barracas instaladas irregularmente em Área de Preservação Permanente (APP), nas margens do açude Pataxó. A ação contou com o apoio da Companhia Independente de Proteção Ambiental (Cipam), Polícia Militar e Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente do município de Ipanguaçu.

Através de denúncia no serviço “Alô Idema”, o Instituto realizou vistoria na área, em março de 2016, e constatou a ocupação de 7 barracas na margem do açude Pataxó. Os proprietários identificados foram notificados e tiveram 30 dias para saírem do local. Não obedecendo à medida, o Idema emitiu o Auto de Infração e acionou a Prefeitura para realizar a remoção das barracas.

“Além da ocupação indevida na APP, o local possuía bastante lixo e boa parte dos dejetos eram jogados no açude. A população apoiou a ação do Idema, uma vez que o ambiente estava se tornando insalubre”, afirmou a bióloga Juliana Macêdo.

Antes de demolição ocorrida nessa terça-feira, a Prefeitura de Ipanguaçu, através da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente vinha realizando um trabalho de sensibilização ambiental com os barraqueiros quanto a ocupação irregular na Área de Preservação Permanente. A ação do Idema junto a Prefeitura deu todos os prazos e condições para que os proprietários retirassem seus pertences.

“Uma das principais funções de uma APP é assegurar a estabilidade ambiental através da manutenção de sua vegetação nativa e a não permissão de uso contínuo, daí a necessidade de remoção das barracas”, disse o diretor técnico do Idema, Luíz Augusto Santiago Neto.
O Idema coordenou a demolição através das técnicas Izabela Laurentino e Juliana Macêdo, com apoio da Prefeitura de Ipanguaçu, Companhia Independente de Proteção Ambiental (Cipam) e Polícia Militar.

Sede: Av. Hermes da Fonseca, 384 – Petropolis – Natal – RN – Cep. 59020-000
Telefone: (84) 3027-1690 / 3027-4415
Redação: (84) 98117-5384 - [email protected]
Comercial: (84) 98117-1718 - [email protected]
Copyright Grupo Agora RN. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização prévia.