BUSCAR
BUSCAR
Avanço

Idema recebe autorização do Ibama para licenciar engorda da Praia de Ponta Negra

Delegação de competência dá segurança jurídica para que Idema continue análise da documentação necessária para licenciamento
Redação
19/07/2023 | 08:24

O Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) autorizou, nesta terça-feira 18, que o licenciamento da engorda da praia de Ponta Negra seja feito pelo Instituto de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente do Rio Grande do Norte (Idema).

O presidente do Ibama, Rodrigo Augustinho, e o diretor-geral do Idema, Leon Aguiar, assinaram um Acordo de Cooperação Técnica (ACT), por meio do qual o Idema ficará respaldado administrativamente e juridicamente para ser o órgão a seguir com todas as análises do licenciamento ambiental.

Agora RN
Morro do Careca, principal cartão-postal da cidade, sofre com forte erosão costeira, que engorda vai ajudar a conter. Foto: José Aldenir / Agora RN

Com a delegação de competência feita pelo Ibama, o Idema terá condições de autorizar o licenciamento.

A análise da documentação, contudo, já vinha acontecendo. Na semana passada, a Prefeitura do Natal entregou ao órgão ambiental do Estado a complementação do estudo de impacto ambiental para a obra. Na ocasião, o Idema pediu 20 dias para finalizar a análise. Caso o estudo de impacto ambiental não tenha mais pontos em aberto, o Idema emitirá a Licença Prévia, que atesta a viabilidade ambiental do empreendimento e vai permitir que a Prefeitura avance com a elaboração do projeto executivo, que vai indicar como a obra propriamente dita será feita.

A delegação de competência foi anunciada nas redes sociais, em primeira mão, pelo ex-deputado federal Rafael Motta (PSB), correligionário do atual presidente do Ibama, o também ex-deputado Rodrigo Agostinho.

Rafael, que participa de evento internacional de boas práticas sobre a realidade aeroportuária, em Trinidad & Tobago, representando a Infraero, comentou em vídeo sobre a novidade.

“Acabei de receber uma ligação do presidente do Ibama, Rodrigo Agostinho, informando que assinou a delegação de função para o Idema, ou seja, é mais um passo para que possa ser iniciada a obra de engorda da praia de Ponta Negra, para que seja ampliada a faixa de areia”, declarou o ex-deputado.

1ª fase da engorda, o enrocamento, está sendo feito na praia de Ponta Negra, em Natal. Foto: José Aldenir/Agora RN
1ª fase da engorda, o enrocamento, está sendo feito na praia de Ponta Negra, em Natal. Foto: José Aldenir/Agora RN

Projeto de engorda

O projeto de engorda da Praia de Ponta Negra prevê a colocação de um aterro ao longo da sua enseada. O objetivo final é de que a faixa de areia nas praias de Ponta Negra e Via Costeira seja alargada para até 100 metros na maré baixa e 50 metros na maré alta.

Segundo especialistas, o alargamento da faixa de areia é uma das medidas necessárias para reduzir a erosão do Morro do Careca e fortalecer o turismo na região.

No último dia 10, a prefeitura entregou ao Idema um conjunto de respostas a questionamentos feitos pelo órgão sobre o estudo de impacto ambiental da obra de engorda da Praia de Ponta Negra. Sob pressão da prefeitura, o Idema vinha pedindo a entrega das respostas para poder emitir a Licença Prévia da obra.

“Ao todo, serão utilizados cerca de 1,1 milhão metros cúbicos de areia para a obra da engorda. Além disso, será feita a readequação do sistema de drenagem para conter a chegada de águas da chuva ao mar. E a terceira e última etapa é o aterro hidráulico, conhecido como ‘engorda’, que vai retirar areia da jazida próxima à costa da Praia de Areia Preta, na altura do Farol de Mãe Luíza, com uma draga de sucção e aos poucos depositada em trechos a cada 200m na praia. Após o transporte de areia, será necessária uma terraplanagem com espalhamento, compactação e nivelamento do aterro por meio de tratores”, detalha Carlson Gomes, secretário de Infraestrutura.

Morro do Careca sofre erosão; prefeitura diz que obra solucionará o problema - Foto: José Aldenir / AGORA RN
Morro do Careca sofre erosão; prefeitura diz que obra solucionará o problema – Foto: José Aldenir / Agora RN