BUSCAR
BUSCAR
Licenciamento

Ibama sinaliza a Petrobras que licença de Margem Equatorial terá seguimento

Órgão ambiental informou que dará prosseguimento ao licenciamento após reunião com técnicos da estatal
Redação
15/10/2025 | 19:00

O Ibama informou nesta quarta-feira 15 que os esclarecimentos solicitados à Petrobras em setembro foram respondidos e que o processo de licenciamento ambiental para perfuração na bacia da Foz do Amazonas, na Margem Equatorial brasileira, terá prosseguimento.

Durante a reunião, técnicos da Petrobras esclareceram os pontos em aberto levantados pelo Ibama no parecer encaminhado pelo órgão em 24 de setembro. Segundo o Ibama, as respostas apresentadas foram consideradas suficientes para a continuidade do processo.

margem equatorial
Ibama informou que seguirá com o licenciamento após reunião com a Petrobras sobre a Foz do Amazonas - Foto: Petrobras/Reprodução.

O parecer emitido no final de setembro havia aprovado a Avaliação Pré-Operacional (APO) no processo de licenciamento de exploração de petróleo na bacia da Foz do Amazonas. A APO é o último teste antes da liberação para pesquisa de petróleo.

Mesmo com a aprovação, o Ibama apresentou condicionantes que devem atrasar o andamento do processo. Após o parecer, o órgão havia enviado nesta terça-feira (14) um novo documento pedindo detalhamentos sobre os planos de emergência e de proteção da fauna propostos pela Petrobras no bloco FZA-M-59.

A reunião para tratar dos esclarecimentos estava marcada para esta quinta-feira (16), mas ocorreu nesta quarta-feira 15.