BUSCAR
BUSCAR
Natal
Huol-UFRN distribui presentes e lanches a pacientes da Pediatria na presença do Papai Noel
Ação de humanização com pacientes da ala pediátrica foi realizada na tarde da última quinta-feira 14
Redação
15/12/2023 | 16:24

O Hospital Universitário Onofre Lopes, da Universidade Federal do Rio Grande do Norte e vinculado à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Huol-UFRN/Ebserh) realizou uma ação de humanização com pacientes da ala pediátrica, na tarde da última quinta-feira, 14. Na ocasião foram distribuídos brinquedos e lanches.

As comemorações natalinas em ambientes hospitalares têm se mostrado não apenas um gesto simbólico, mas uma ferramenta poderosa na humanização do tratamento, proporcionando melhoria na experiência dos pacientes e na atmosfera do local.

De acordo com a psicóloga da pediatria do Huol-UFRN/Ebserh, Myrna Agra, a tradição de levar o espírito natalino para as crianças em internação no hospital já ocorre há bastante tempo. “Muitas crianças estão aqui por longa duração e o que fazemos é resgatar esse espírito mágico. É um momento fundamental para o desenvolvimento dela no hospital, no qual estamos proporcionando qualidade de vida e fazendo o que for possível para essa hospitalização seja menos dolorosa”, disse.

Humanização em foco

A humanização na saúde é um conceito que ganha cada vez mais destaque, reconhecendo a importância de tratar não apenas a condição médica, mas o paciente como um todo, considerando suas emoções, valores e desejos.Em hospitais, a celebração do Natal desempenha um papel vital nesse processo, contribuindo para amenizar o impacto emocional que muitas vezes acompanha a internação. Essas ações têm o poder de elevar o ânimo dos pacientes, proporcionando uma pausa na rotina hospitalar e reforçando a esperança na recuperação.

A dona de casa, Jailsa Suênia, é mãe de quatro filhos, dos quais um deles está internado do HUOL-UFRN/Ebserh. A mãe da paciente agradece o acolhimento que é dado à filha e ressalta a importância de momentos de alegria dentro do hospital. “Fico contente porque ela é muito recebida. Por estar internada, minha filha perdeu a confraternização da escola e fica muito alegre em poder de uma ação que traz tanta felicidade para os pacientes, disse.

Sobre a Ebserh

O Hospital Universitário Onofre Lopes faz parte da Rede Ebserh desde agosto de 2013. Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Ebserh foi criada em 2011 e, atualmente, administra 41 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência. Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) ao mesmo tempo que apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas e inovação.

Copyright Grupo Agora RN. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização prévia.