BUSCAR
BUSCAR
Câmara

Hugo Motta recebe apoio de 8 partidos e vira favorito; União Brasil perto de fechar

Indicado de Arthur Lira deverá ser o novo presidente da Câmara
Redação
01/11/2024 | 06:25

O União Brasil decidiu que irá apoiar a candidatura do Hugo Motta (Republicanos-PB) à sucessão de Arthur Lira (PP-AL) na presidência da Câmara dos Deputados. O partido tinha um postulante na disputa, Elmar Nascimento (BA). A declaração formal de apoio deve ocorrer nas próximas horas.

O presidente da legenda, Antonio Rueda, o vice, ACM Neto, e o próprio Elmar irão tratar os termos da adesão do União Brasil à candidatura de Hugo. Elmar só deverá formalizar a desistência na disputa após essas conversas. A saída dele do páreo, no entanto, já é dada como certa por aliados.

Hugo MOtta
Deputado Hugo Motta (Republicanos-PB). Foto: ZECA RIBEIRO / CÂMARA DOS DEPUTADOS

Havia um temor entre integrantes do União Brasil de que o partido ficasse sem espaços em comissões temáticas e na própria Mesa Diretora caso mantivesse o nome de Elmar. Com a adesão do PT e do PL ao nome de Hugo, houve uma pressão dos parlamentares para que a sigla tomasse uma posição.

“Mantenho candidato. E o partido nos delegou carta branca, junto com Rueda e ACM Neto, para ter essas conversas”, disse Elmar após reunião da bancada e da executiva do partido nesta quinta-feira 31. “Não tenho resistência em desistir nem em continuar. A minha candidatura não é minha, nunca tratei no pessoal. É nossa, do meu partido e dos partidos que me apoiaram.”

Ele afirmou que conversará com o presidente nacional do PSD, Gilberto Kassab, e com o líder do partido, Antonio Brito (PSD-BA), que também é candidato. Os dois partidos fecharam aliança na disputa. “Tendo essas conversas com Hugo Motta e com Kassab, ver como a gente encaminha de maneira que seja melhor para o nosso partido e para o Congresso Nacional”, disse Elmar.

O atual presidente da Casa, Arthur Lira (PP-AL), chamou cerca de 10 deputados do PSD na noite de quarta-feira para tentar convencer o partido a recuar da candidatura de Brito, que é líder da sigla. Depois do encontro, os parlamentares pessedistas foram conversar com o correligionário e disseram que Lira tentaria ajudar Brito a assumir um ministério, sem citar qual pasta, no governo Lula.

OUTROS APOIOS

Ontem, Hugo Motta recebeu o apoio do PV. Agora, são oito os partidos que manifestaram apoio ao candidato. PL, MDB, PT, PCdoB, Podemos, PP e Republicanos já haviam se manifestado. Ainda faltam legendas como União Brasil, Solidariedade, PSDB, PSD e PSol.

NOTÍCIAS RELACIONADAS