BUSCAR
BUSCAR
Câmara Municipal de Natal

Hospital dos Pescadores recebe nova visita da Comissão de Saúde da CMN

São realizados de 6 a 8 mil atendimentos mensais no hospital localizado na zona Leste de Natal
Redação
14/05/2024 | 19:11

Dando continuidade à agenda de visitas fiscalizatórias, a Comissão de Saúde, Previdência e Assistência Social da Câmara Municipal de Natal esteve mais uma vez nesta segunda-feira 13 no Hospital dos Pescadores (Hospec), localizado na Ribeira, zona Leste da capital potiguar, para vistoriar o funcionamento da estrutura e o atendimento oferecido à comunidade. Participaram do encontro os vereadores Luciano Nascimento (PTB), Preto Aquino (Podemos), Herberth Sena (PV), Camila Araújo (União Brasil) e Peixoto (PTB).

O Hospec é uma unidade estratégica para a rede pública municipal de Natal, com 50 leitos clínicos e outros 10 de Unidades de Tratamento Intensivo, além de sala de recuperação anestésica e UTI Vascular. São realizados de 6 a 8 mil atendimentos mensais no hospital. De acordo com números da direção da unidade, a cada 10 pacientes que buscam os serviços do local quatro são oriundos da Região Metropolitana e do interior do Rio Grande do Norte.

Participaram do encontro os vereadores Luciano Nascimento (PTB), Preto Aquino (Podemos), Herberth Sena (PV), Camila Araújo (União Brasil) e Peixoto (PTB) / Fotos: Elpídio Júnior
Participaram do encontro os vereadores Luciano Nascimento (PTB), Preto Aquino (Podemos), Herberth Sena (PV), Camila Araújo (União Brasil) e Peixoto (PTB) / Fotos: Elpídio Júnior

“Estou aqui não só como vereador membro deste colegiado, mas também como morador da comunidade na qual se encontra este equipamento de saúde. Encontramos, como em outras unidades, diversos problemas, pois não é fácil gerir a saúde. Encontramos falhas estruturais, necessidade de profissionais em algumas áreas, falta de medicamentos e de material de expediente. Porém, sabemos que a nova administração está em sintonia com a Secretaria de Saúde para tentar buscar soluções e atender todas as demandas”, pontuou o vereador Herbert Sena.

A vereadora Camila Araújo lembrou que o Hospec passou recentemente por uma ampliação dos seus leitos. “A gente identifica essa diferença na questão estrutural do prédio. Esse novo anexo dentro do Hospital dos Pescadores é referência no atendimento ao pé diabético e uma demanda de porta aberta. Ou seja, o paciente não precisa passar pela regulação, nem precisa vir regulado de nenhum atendimento da rede: chega e é atendido. Isso aumentou a procura de pessoas com pé diabético em estado gravíssimo, onde já tem que recorrer a uma amputação”. 

Por sua vez, o presidente da Comissão de Saúde, vereador Luciano Nascimento (PTB), disse que o grupo temático continuará o trabalho de fiscalização nos equipamentos de saúde pública situados em Natal. “Além de fiscalizar, vamos solicitar emendas parlamentares aos nossos parlamentares federais para ajudar a saúde da nossa cidade. Apesar da reforma, a rampa que dá acesso ao hospital está escorada por madeiras e a qualquer momento pode desabar. Então, fazemos um apelo ao setor de engenharia da Secretaria Municipal de Saúde para que possa, urgentemente, resolver”.

A diretora do Hospital dos Pescadores, Fátima Pereira, acredita que enquanto a porta da unidade não for regulada, igual aos outros estabelecimentos de saúde, a equipe não vai respirar de forma tranquila. “A porta precisa ser regulada, haja vista que todas as unidades com porta regulada a assistência tem melhor qualidade porque se espera o paciente, as medicações são providenciadas antes e o leito garantido. Aqui eu não vi nenhum paciente no chão, mas a gente sabe que isso pode acontecer a qualquer momento, caso a porta não passe a ser regulada”, alertou.

Midway Mall amplia número de estações de carregamento gratuitas para carros elétricos e híbridos
Shopping passa a oferecer 10 estações de carregamento e irá, nos próximos meses, ampliar para 22
22/05/2024 às 16:25
Natal ganha aplicativo voltado para mobilidade das pessoas com deficiência visual
App permite acessar conteúdos sobre o sistema de transporte público, recebendo informações em tempo real
22/05/2024 às 15:52
Semurb realiza demolição de ocupação irregular em canteiro no bairro de Nazaré
Ocupação em alvenaria abrigava uma atividade comercial de venda de água de coco
22/05/2024 às 14:26
Natal sedia fórum de microfinanças e do turismo nesta quinta-feira
Evento contará com a presença da governadora Fátima Bezerra e o presidente da ABDE
22/05/2024 às 12:42
DPERN realiza mutirão de atendimentos para pessoas idosas na próxima sexta
Ação, de iniciativa do NUPID, oferecerá serviços no bairro de Lagoa Azul
22/05/2024 às 11:40
CBTU Natal anuncia construção de quatro novas estações
Orçamento liberado para obra é de 8 milhões de reais
22/05/2024 às 11:31
Semana da Mata Atlântica terá atividades ecológicas no Parque das Dunas
O evento acontece de 23 a 27 de maio, com o intuito de sensibilizar e informar a população sobre um dos biomas mais ameaçados do mundo
22/05/2024 às 10:15
Prefeitura do Natal celebra 2 anos do programa Banco de Alimentos
Ação de segurança alimentar beneficia 6.000 pessoas por mês e já distribuiu mais de 90 toneladas de alimentos
22/05/2024 às 07:43
Natal recebe o maior congresso de energia solar do Brasil; veja a programação
Evento acontece no Praiamar Natal Hotel & Convention, em Ponta Negra. As inscrições estão abertas no site cbens.org.br.
21/05/2024 às 18:08
Encontro em Natal discute políticas sociais para profissionais do sexo
Evento da Anprosex, apoiado pela Fatal Model, reuniu associações de oito capitais entre 15 e 17 de maio
21/05/2024 às 16:09
Copyright Grupo Agora RN. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização prévia.