Dois dos três hospitais universitários federais do Rio Grande do Norte, o Hospital Universitário Onofre Lopes (Huol-UFRN) e o Hospital Universitário Ana Bezerra (HUAB-UFRN), realizam, no sábado 13, mais um mutirão nacional voltado para a redução das filas de espera no Sistema Único de Saúde (SUS).
A iniciativa integra o projeto Ebserh em Ação 2025, desenvolvido pela estatal vinculada ao Ministério da Educação (MEC), em alinhamento ao programa Agora Tem Especialistas, do Governo Federal e do Ministério da Saúde. Neste ano, a mobilização nacional terá mais de 52 mil procedimentos que serão realizados em um único dia, sendo mais de 2,2 mil cirurgias, 9,2 mil consultas e mais de 40,7 mil exames. O resultado representa um crescimento de 53% em comparação à última edição, que registrou 34.290 procedimentos, fortalecendo o acesso a consultas, exames e cirurgias eletivas em todo o país, mobilizando profissionais, residentes e estudantes em turnos extras. No Rio Grande do Norte, a expectativa é superar mais de 1.200 atendimentos em apenas um dia.

HUAB-UFRN
O HUAB, em Santa Cruz, preparou uma ampla programação voltada à saúde da mulher, pediatria e diagnóstico por imagem, com a previsão de mais de mil atendimentos entre exames, consultas e cirurgias. Somente no Dia E, o hospital ofertará:
Cirurgias
- 20 procedimentos ginecológicos
- 30 pequenas cirurgias
Exames
- 80 mamografias
- 60 exames de raio-x
- 800 exames laboratoriais
- 30 ultrassonografias
Consultas
- 14 consultas de Neuropediatria
- 14 consultas de Odontologia
- 18 consultas de Nutrição
- 18 consultas de Endocrinopediatria
- 24 consultas de Pediatria geral
O hospital será responsável pelo maior volume de atendimentos no Estado, especialmente em procedimentos diagnósticos de alta demanda. “Será um dia de oferta de cirurgias, consultas e exames que estavam represados em filas, pelo aumento das necessidades de saúde da população. Assim sendo, a equipe assistencial do hospital se organizou para o alcance da diminuição das filas e, consequentemente, proporcionar resolutividade nas questões inerentes à resolução e ao restabelecimento de saúde da população. A equipe, desde já, está motivada para esta importante ação nacional”, destaca a superintendente do HUAB, Maria Claudia Medeiros.
Huol-UFRN
O Huol concentrará atendimentos cirúrgicos e diagnósticos de maior complexidade, envolvendo diversas especialidades.
Cirurgias
- 8 cirurgias de otorrinolaringologia
- 10 cirurgias gerais
(06 colecistectomias + 04 correções de hérnia) - 8 procedimentos de rizotomia pela neurocirurgia
- 10 cirurgias oftalmológicas
(07 cataratas + 03 estrabismos) - 20 aplicações de tratamento para doença da retina (Avastin)
Exames e procedimentos
- 10 cateterismos cardíacos
- 06 procedimentos pela radiologia intervencionista
- 30 ultrassonografias
- 20 densitometrias
- 05 exames de Holter
- 02 exames MAPA
- 10 endoscopias
- 30 espirometrias
“Estamos nos preparativos para o último Dia E do ano de 2025. Todas as unidades estão se empenhando para fazer o seu máximo, para fecharmos com chave de ouro este ano, trazendo cada vez mais atendimento à população. Nossa expectativa é de ter uma equipe animada, engajada, que se sente feliz em cumprir a sua missão, como nós temos visto nos outros mutirões que aconteceram no hospital universitário. Que juntos, na assistência, na academia, na pesquisa, possamos construir instituições fortes, com qualidade, de braços dados com a rede e atendendo firmemente a população”, diz a superintendente do Huol, Eliane Pereira.
Dia “E” Ebserh em Ação – Agora Tem Especialistas
O Dia E faz parte do projeto Ebserh em Ação 2025, iniciativa estratégica da Rede Ebserh e do Governo Federal para ampliar o acesso da população a cirurgias eletivas, consultas e exames. Com apoio do MEC e do Ministério da Saúde, o programa é alinhado ao Agora Tem Especialistas, que visa reduzir de forma significativa o tempo de espera por atendimento no SUS. Além de atender à população, a ação reforça a formação de residentes e estudantes dos hospitais universitários, que participam diretamente dos mutirões, fortalecendo a integração entre ensino, pesquisa e assistência.
Sobre a Ebserh
Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Ebserh foi criada em 2011 e, atualmente, administra 45 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência. Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) ao mesmo tempo que apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas e inovação.