BUSCAR
BUSCAR
Palestra
“Homem está cada vez mais perdido de si”, diz palestrante da 27ª Semana Espírita de Ponta Negra
Ivana Raisky fala sobre processo de transformações e fragilidades espirituais dos humanos
Nathallya Macedo
21/10/2023 | 01:30

O Centro Espírita Irmãos do Caminho (CEIC), em Natal, celebra 41 anos de existência com um debate importante acerca do momento de transição que o mundo enfrenta atualmente, através da visão dos ensinamentos espíritas. Para marcar a data, a 27ª Semana Espírita de Ponta Negra (SEMESP) acontece de 23 a 28 de outubro.

A temática da discussão será “São chegados os tempos” e contará com três palestrantes de destaque: Ivana Raisky, de Goiás, é um deles. Ela, que trabalha na Federação Espírita do Estado de Goiás, ministrará duas palestras: “Transição Planetária” e “As Leis Morais e a Sociedade”. Já o professor de Filosofia Moderna do Departamento de Filosofia da Universidade de Juiz de Fora, Humberto Schubert (MG), fará as palestras “Ciência da Vida Após a Morte” e “Crise Cultural, Saúde Mental e Crescimento Moral”.

Ao AGORA RN, Ivana falou sobre o espiritismo e as mudanças do mundo. “São chegados os tempos” faz referência, de acordo com a palestrante, a uma passagem do evangelho de Jesus, onde Ele fala deste momento de transformações intensas e rápidas que a sociedade enfrenta.”A gente observa de um lado um grande progresso do ponto de vista material, nas Ciências, na área Tecnológica. Mas, ao mesmo tempo, percebemos o homem cada vez mais perdido de si mesmo e distanciado da essência divina”, explicou.

Essa é a primeira vez que ela ministrará palestras na capital potiguar. Confira:

Palestrante Ivana Raisky trabalha na Federação Espírita do Estado de Goiás. Foto: Cedida
Palestrante Ivana Raisky trabalha na Federação Espírita do Estado de Goiás. Foto: Cedida

AGORA RN – Quais serão as temáticas abordadas em suas duas palestras na 27ª SEMESP?
Ivana Raisky – Sobre a “Transição Planetária”, vou falar justamente que tudo isso que estamos vendo acontecer já estava previsto. Jesus já falava dessas transformações há 2 mil anos. Tudo isso faz parte de um ciclo natural de evolução do ser humano. Vai depender de nós, saber como lidar com os acontecimentos. Nas “Leis Morais e a Sociedade”, vou falar sobre o quão é importante termos noções de ética e de autoconhecimento para contribuir para que o mundo seja um lugar melhor.

AGORA RN – Na visão espírita, o mundo passa por um momento de transição. Por que esse momento é tão difícil?
Ivana Raisky – É difícil porque o homem vem sendo educado em uma sociedade materialista. Então o homem não está preparado para entender o que está acontecendo e entender seu papel. Por isso, as frustrações são grandes, e as pessoas adoecem porque não conseguem lidar. É uma fragilidade espiritual. Tantas pessoas adoecem mentalmente porque esquecem de olhar para dentro de si mesmas, já que só o autoconhecimento vai possibilitar que a gente possa interagir em sociedade de forma segura.

AGORA RN – O autoconhecimento é o pontapé inicial para fazer alguém se tornar uma pessoa melhor?
Ivana Raisky – Sim, é a partida para desenvolver nossas virtudes. Começando pela humildade, de reconhecer que somos imperfeitos e que dependemos uns dos outros. Também precisamos começar a olhar a vida como uma experiência material de um ser espiritual. Ou seja, vai chegar o momento em que vamos deixar o corpo mas que nossos seres espirituais vão continuar vivendo.

AGORA RN – Quando o momento de transição do planeta passar, como será o mundo regenerado?
Ivana Raisky – Sabemos que estamos na transição, que é um processo longo. Estamos há mais de 150 anos observando. Com os olhos de matéria, achamos que é demorado. Mas o que é “demorado” diante da eternidade? Depois disso, teremos uma sociedade mais justa, as pessoas estarão voltadas para o bem. Para nós, será como um paraíso.

Enem 2024: período para pedir isenção da taxa começa nesta segunda
O prazo de pedidos de isenção do Enem 2024 se estende até 26 de abril e também vale para as justificativas de ausência na edição de 2023
14/04/2024 às 17:10
Novo Código Civil deve reconhecer que animais são seres com sentimentos e direitos
Proposta vai ser debatida no Senado em sessão temática na próxima quarta-feira 17
14/04/2024 às 16:49
Programa Celular Seguro chega a 40 mil bloqueios após alertas de usuários
Programa Celular Seguro ultrapassou a marca de 40 mil alertas de bloqueios referentes a perda, roubo ou furto de aparelhos
14/04/2024 às 16:33
Professores de universidades federais anunciam greve a partir desta segunda; veja lista
UFRN e UFERSA não estão na lista das 18 universidades federais cujos professores anunciaram greve
14/04/2024 às 16:09
Copyright Grupo Agora RN. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização prévia.