BUSCAR
BUSCAR
Doação
Com estoque quase zerado, Hemocentro pede por doações de sangue
Hemocentro de Mossoró está localizado ao lado do Hospital Regional Tarcísio Maia (HRTM), no bairro Aeroporto
Redação
20/10/2023 | 15:06

O Hemocentro de Mossoró enfrenta uma situação de estoque crítico e faz um apelo urgente à população da região para que se mobilizem em prol da doação de sangue. O sangue doado desempenha um papel vital em procedimentos médicos de urgência, cirurgias, tratamento de câncer e muitos outros cenários em que a vida de pacientes depende dessa oferta essencial.

O Hemocentro, que coleta e distribui sangue para hospitais públicos e privados da região, está com estoques praticamente zerados devido ao baixo número de doações recebidas. A falta de sangue afeta diretamente os serviços de hospitais de grande porte na área, como o Hospital Regional Tarcísio Maia (HRTM), Hospital Rafael Fernandes, Liga Mossoroense de Estudos e Combate ao Câncer (LMECC) e Hospital Wilson Rosado.

A unidade atende a uma série de hospitais em Mossoró e também em cidades vizinhas na região Oeste do estado, sendo uma fonte vital de suprimentos de sangue para uma ampla variedade de procedimentos médicos.

Em uma mensagem transmitida através das redes sociais, o médico hematologista Wilson Júnior fez um apelo emocionado à população, enfatizando que o Hemocentro necessita de doações de qualquer tipo sanguíneo. Ele destacou a importância desse gesto nobre de solidariedade, particularmente em um momento em que os estoques estão perigosamente baixos.

De acordo com o Hemocentro de Mossoró, apenas 20% dos doadores de sangue são voluntários regulares, que doam periodicamente, enquanto 80% são doadores encaminhados por pacientes que necessitam de transfusões. A média diária de doações necessárias para manter os estoques em níveis aceitáveis é de 50 a 60 doadores por dia, mas atualmente estão recebendo menos da metade desse número.

As doações de sangue envolvem uma série de etapas, incluindo triagem clínica e pré-triagem com exames rápidos. Homens podem doar sangue até quatro vezes por ano, enquanto as mulheres podem fazê-lo até três vezes anualmente. É importante lembrar que a doação de sangue é um ato de solidariedade que pode salvar vidas.

O Hemocentro de Mossoró está localizado ao lado do Hospital Regional Tarcísio Maia (HRTM), no bairro Aeroporto, e opera de segunda a sábado, das 7h às 18h nos dias úteis e das 7h às 17h aos sábados. Para ser um doador de sangue, é necessário cumprir critérios específicos, como ter entre 16 e 69 anos, pesar no mínimo 50 kg, apresentar documento de identificação com foto e estar alimentado, evitando alimentos gordurosos nas três horas que antecedem a doação. Caso a doação seja após o almoço, é recomendado aguardar pelo menos duas horas. Além disso, ter dormido pelo menos 6 horas nas últimas 24 horas é outro requisito fundamental para garantir a segurança do processo de doação.

Com informações do DeFato.com

Enem 2024: período para pedir isenção da taxa começa nesta segunda
O prazo de pedidos de isenção do Enem 2024 se estende até 26 de abril e também vale para as justificativas de ausência na edição de 2023
14/04/2024 às 17:10
Novo Código Civil deve reconhecer que animais são seres com sentimentos e direitos
Proposta vai ser debatida no Senado em sessão temática na próxima quarta-feira 17
14/04/2024 às 16:49
Programa Celular Seguro chega a 40 mil bloqueios após alertas de usuários
Programa Celular Seguro ultrapassou a marca de 40 mil alertas de bloqueios referentes a perda, roubo ou furto de aparelhos
14/04/2024 às 16:33
Professores de universidades federais anunciam greve a partir desta segunda; veja lista
UFRN e UFERSA não estão na lista das 18 universidades federais cujos professores anunciaram greve
14/04/2024 às 16:09
Copyright Grupo Agora RN. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização prévia.