BUSCAR
BUSCAR
Diálogo

“Greve penaliza o filho do trabalhador”, diz secretária de Educação em audiência com professores

Audiência, solicitada pela SEEC, teve como objetivo discutir com os dirigentes sindicais pautas da Greve Geral Nacional da Educação, anunciada para amanhã
Redação
14/03/2017 | 07:56

Promovendo o diálogo entre a Secretaria Estadual de Educação e o Sindicato dos Trabalhadores em Educação do RN, a secretária de Educação, professora Cláudia Santa Rosa, acompanhada da equipe de gestão da SEEC, participou na manhã desta segunda-feira 13 de audiência com o SINTE, realizada na sede do sindicato. A audiência, solicitada pela SEEC, teve como objetivo discutir, com os dirigentes sindicais, as pautas da chamada Greve Geral Nacional da Educação, anunciada para o próximo dia 15.

A titular da Educação lembrou que a pauta apresentada, ainda no mês de janeiro pelo sindicato, para a greve tem dois pilares: o reajuste do piso do magistério e a reforma da previdência. “O Governo do Estado já sinalizou o compromisso que tem com a categoria, sancionando o reajuste com efeito retroativo à janeiro para servidores da ativa e inativos”, lembrou a professora Cláudia Santa Rosa ao debater os pontos do indicativo da greve. A titular ainda destacou que o segundo ponto da pauta diz respeito a um debate nacional, além da gerência do Governo do Estado.

“greve penaliza o filho do trabalhador”, diz secretária de educação em audiência com professores

“Precisamos buscar outros meios de protesto, pois a greve penaliza o filho do trabalhador, que já sofre inúmeras interferências durante seu ano letivo. Peço que a categoria reflita ao decidir se a greve é o melhor caminho”, disse Cláudia Santa Rosa.

A audiência mostrou o interesse do Governo do Estado em antecipar o diálogo diante uma possível paralisação, o que pode prejudicar o ano letivo de muitos estudantes. A visita à sede do sindicato por parte da equipe da SEEC demonstra a intenção que a pasta tem em construir caminhos para conciliar as pautas de ambas às instituições.

Foi entregue ao SINTE uma carta endereçada aos professores do Rio Grande do Norte, onde a SEEC expõe os esforços do Governo para manter o calendário de pagamento em dia, para realizar os depósitos do terço de férias e do 13º salário, mesmo diante de frustrações que o Fundeb vem acumulando ao longo do último ano. “Sabemos da importância de avançar na valorização da carreira dos professores. O RN tem buscado honrar compromissos com o magistério estadual, com a garantia de alguns direitos esperados há anos”, destacou Santa Rosa.

Próximo ao término da reunião, indagada por uma das coordenadoras do Sinte presentes, a secretária Cláudia Santa Rosa anunciou que o retroativo do reajuste dos professores será pago da seguinte forma: os servidores da ativa receberão os valores retroativos a janeiro e fevereiro por meio de uma folha suplementar a ser paga nos próximos dias. Os servidores inativos, que já receberão seus salários de março reajustados, terão o retroativo dividido em quatro parcelas.

A diretora do SINTE-RN, professora Fátima Cardoso, comprometeu-se em distribuir cópias da carta aos professores presentes na plenária do próximo dia 15 e lembrou do caráter simbólico da visita da secretária: “É a primeira vez que um secretário de Estado da Educação participa de uma reunião na sede do SINTE”. Para a sindicalista, a decisão da categoria será soberana e que a greve estará em consonância com “os protestos contra a reforma da previdência”.

Durante a reunião, a equipe composta pelo subsecretário de Educação, professor Marino Azevedo, a coordenadora de Recursos Humanos da pasta, Jaqueline Germano, e da coordenadoria de finanças, Ana Cristina, esclareceram dúvidas sobre outros temas ligados ao ensino, como transporte escolar e regime jurídico.

 

Polícia Federal apreende droga enviada pelos Correios no RN
A droga será periciada e um inquérito será instaurado pela Polícia Federal para a apuração dos fatos.
25/04/2024 às 17:28
Juíza mantém prisão preventiva de suspeito da morte de psicóloga em Assú
João Batista Carvalho Neto, servidor do TJRN, é acusado de envolvimento na morte de Fabiana Maia Veras, que foi encontrada com 'requintes de crueldade' em sua clínica
25/04/2024 às 17:26
Produtores do RN têm apenas cinco dias para imunizar rebanho contra Febre Aftosa
A Campanha 2024 vai até o dia 30 de abril, sem prorrogação, e será a última etapa antes da liberação da vacina.
25/04/2024 às 17:18
Rio Grande do Norte terá 93 locais de aplicação de provas do Concurso Nacional Unificado
Prova será realizada no dia 5 de maio. Serão mais de 1.500 salas de aplicação do Rio Grande do Norte
25/04/2024 às 17:04
Correios inicia processo para contratação de banca para concurso
O concurso Correios deverá ter dois editais – um para nível médio (Agente de Correios) e outro para nível superior (Analista de Correios).
25/04/2024 às 17:00
Polícia Federal vai aos EUA para investigar caso das joias e cartões de vacina de Bolsonaro
Pelo menos um agente da polícia e um delegado embarcaram com destino aos Estados Unidos para coletar informações sobre Bolsonaro
25/04/2024 às 16:35
Em seis dias, ‘Lei Seca’ autua 90 motoristas por dirigir sob a influência de álcool em Natal
Motoristas que dirigirem sob influência de álcool deverão pagar multa no valor de R$2.934,70, além de ter o direito de dirigir suspenso pelo período de um ano.
25/04/2024 às 16:19
Brasil tinha 20,6 milhões de pessoas sem acesso adequado à comida ao fim de 2023
Números constam em novo recorte da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (Pnad Contínua) revelados nesta quinta-feira 25 pelo Instituto Brasileiro de Geografia Estatística (IBGE)
25/04/2024 às 16:11
Locais de provas do CNU são divulgados; saiba como ver o seu
Cartão de Confirmação de Inscrição do Concurso Público Nacional Unificado CNU) deve ser acessado no site do certame e impresso pelos candidatos
25/04/2024 às 16:05
Copyright Grupo Agora RN. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização prévia.