Os eventos de pré-carnaval e carnaval estão proibidos no Rio Grande do Norte. É o que determina um decreto da administração estadual publicado nesta terça-feira (2). O texto divulgado no Diário Oficial do Estado (DOE) também suspende os pontos facultativos, que tradicionalmente acontecem neste período do ano. A medida é uma forma de conter o avanço da pandemia de Covid-19.
“Ficam suspensas, em todo o Estado do Rio Grande do Norte, quaisquer festas ou eventos comemorativos de carnaval, incluindo prévias carnavalescas e similares, promovidos por entes públicos ou iniciativa privada”, diz trecho do decreto. Os pontos facultativos suspensos foram para os dias 15, 16 e 17 de fevereiro.
O Governo do RN considerou informações divulgadas por meio do indicador composto para monitoramento da pandemia, que indica aumento no número de infecções e reinfecções no estado.
O Executivo também vetou o financiamento ou apoio estadual a eventos e determinou reforço da fiscalização aos municípios quanto à proibição de festas e eventos, aglomerações e uso obrigatório de máscara.