BUSCAR
BUSCAR
Decreto
Governo do Rio Grande do Norte cria Escola de Saúde Pública
De acordo com a secretária-adjunta estadual de saúde, Maura Sobreira, a criação da Escola de Saúde Pública vinculada à Sesap “é um marco importante na história atual do SUS-RN"
Redação
09/12/2020 | 13:48

Pensar na educação como motor de desenvolvimento e instrumento qualificador para o trabalho, no fortalecimento da política estadual de saúde, na perspectiva da regionalização, e na capacitação permanente dos profissionais que atuam no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS), o Governo do RN criou a Escola de Saúde Pública, por meio de decreto estadual publicado na terça-feira, 8.

Vinculada à Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap), a Escola de Saúde Pública do Rio Grande do Norte (ESPRN) tem como objetivos fortalecer a política de educação permanente em saúde no RN, de forma descentralizada e regionalizada, qualificando as práticas de gestão e atenção ao SUS no âmbito estadual; capacitar, formar, aperfeiçoar, atualizar e especializar os profissionais, gestores e usuários que atuam no SUS, oferecendo cursos na modalidade de pós-graduação e outros processos formativos; oferecer educação profissional em saúde; desenvolver pesquisas para atender as necessidades do SUS; e, potencializar a inovação tecnológica em serviço para qualificar os processos de trabalho e o desenvolvimento institucional.

De acordo com a secretária-adjunta estadual de saúde, Maura Sobreira, a criação da Escola de Saúde Pública vinculada à Sesap “é um marco importante na história atual do SUS-RN, visto que estará fortalecendo a política de educação permanente, possibilitando formação de especialistas em áreas prioritárias do SUS, com cursos técnicos e aperfeiçoamento para trabalhadores do SUS”.

“Apostamos que a educação é o caminho para a transformação de práticas e consolidação do SUS em consonância com as necessidades de saúde regionais”, destacou Maura.

Decorrente da transformação do Centro de Formação Pessoal (CEFOPE), com sede em Natal e descentralizada nas regiões de saúde, a ESPRN está vinculada à Coordenadoria de Gestão e Processos de Trabalho e Educação na Saúde da Sesap e tem unidade administrativa dotada de autonomia para recebimento e aplicação de recursos, incorporando a estrutura organizacional e o corpo técnico da CEFOPE.

“É importante que a Escola de Saúde Pública criada tenha a capacidade de responder ao desafio da qualificação dos territórios, na ótica da regionalização, integrando e articulando a Rede Estadual de Educação em Saúde, reforçando a necessidade de se trabalhar educação em saúde, num espaço de promoção de encontros entre as complexidades e diversidades do território, contemplando a inclusão da educação popular nesse processo”, afirmou Cláudia Frederico, diretora geral da ESPRN.

“A expectativa é que a Escola seja indutora ao fortalecimento do SUS na perspectiva da qualificação das práticas, da produção e disseminação de conhecimento, potencializando as políticas públicas, aglutinando forças e competências, de modo que a gestão de trabalho e educação em saúde seja também fortalecida”, completou.

Sede: Av. Hermes da Fonseca, 384 – Petropolis – Natal – RN – Cep. 59020-000
Telefone: (84) 3027-1690 / 3027-4415
Redação: (84) 98117-5384 - [email protected]
Comercial: (84) 98117-1718 - [email protected]
Copyright Grupo Agora RN. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização prévia.