BUSCAR
BUSCAR
Assistência Social
Governo do Estado promove o Mês da Primeira Infância no Rio Grande do Norte
É na Primeira Infância, que vai do nascimento até os seis anos de idade, segundo especialistas, que a criança vive suas primeiras experiências, descobertas e afetos que serão levados para o resto da vida
Redação
09/08/2021 | 08:06

O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado do Trabalho, da Habitação e da Assistência Social (SETHAS), realiza nesta segunda-feira 9 a abertura do Mês da Primeira Infância no Rio Grande do Norte, a partir das 9h em sistema híbrido, na Escola de Governo e pelo canal Sethasrn no Youtube.

A conferência “Percorrendo Caminhos: Interfaces das Políticas Públicas voltadas para a garantia da proteção integral na Primeira Infância e os desafios para a Política de Assistência Social” logo após a abertura será proferida ex-Secretária Nacional de Assistência Social, Ieda Castro.

O Rio Grande do Norte assinou o termo de adesão ao Mês da Primeira Infância (agosto) com a Secretaria Nacional de Atenção à Primeira Infância do Ministério da Cidadania no dia 08 de julho, em Brasília.

Com a realização do evento o Rio Grande do Norte reafirma seu papel de debater a Primeira Infância no Sistema Único de Assistência Social (SUAS), frisa a secretária da SETHAS, Iris Oliveira. “A governadora Fátima Bezerra, dessa forma, amplia a discussão para o fortalecimento da intersetorialidade como garantia da Proteção Integral e os desafios para a assistência social no âmbito estadual”, acrescenta.

Comitê

Também na abertura será dada a posse ao Comitê Gestor da Primeira Infância no SUAS/Programa Criança Feliz constituído pelas secretarias estaduais da Saúde (Sesap), das Mulheres, da Juventude, da Igualdade Racial e dos Direitos Humanos (Semjidh), da Educação (SEEC), SETHAS, Conselho Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente e Fundação José Augusto.

É na Primeira Infância, que vai do nascimento até os seis anos de idade, segundo especialistas, que a criança vive suas primeiras experiências, descobertas e afetos que serão levados para o resto da vida.

O governo federal criou em 2016 o Programa Criança Feliz para acompanhar o desenvolvimento das crianças na primeira infância e facilitar também o acesso da gestante e de suas famílias às políticas e aos serviços públicos que necessitam.

No RN, de acordo com a coordenadora da Gestão Estadual do SUAS/SETHAS, Muriele Medeiros, o Programa Criança Feliz tem a adesão de 143 municípios, com 181 supervisores e 1.128 visitadoras(es) beneficiando 20.102 crianças de zero a 03 anos e 191 crianças até seis anos beneficiárias do BPC (Benefício de Prestação Continuada). ?

Na abertura também será entregue a Comenda Padre Sabino Gentille a nove municípios do RN que se destacaram na Execução das boas práticas voltadas à Primeira Infância no Estado do Rio Grande do Norte e selecionados por meio de edital. São eles: Baía Formosa (território Agreste e Litoral Sul); Bom Jesus (território Potengi); Currais Novos (território Seridó); Frutuoso Gomes (território Alto Oeste); Guamaré (território Sertão Central, Cabugi e Litoral Norte);Ipanguaçu (território Açú-Mossoró); Macaíba (território Terra Potiguares); Rio do Fogo (território Mato Grande);Santa Cruz (território Trairi).

Sede: Av. Hermes da Fonseca, 384 – Petropolis – Natal – RN – Cep. 59020-000
Telefone: (84) 3027-1690 / 3027-4415
Redação: (84) 98117-5384 - redacao@agorarn.com.br
Comercial: (84) 98117-1718 - publica@agorarn.com.br
Copyright Grupo Agora RN. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização prévia.