BUSCAR
BUSCAR
Parceria
Governo assina cooperação com Sebrae para revitalização da Cecafes
Após obras de melhorias, Central passará a ser chamada de Mercado da Agricultura Familiar
Redação
28/10/2021 | 10:06

A governadora Fátima Bezerra assinou Termo de Cooperação Técnica com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas no Rio Grande do Norte (Sebrae-RN) para revitalização da estrutura física e ambientação da Central de Comercialização da Agricultura Familiar e Economia Solidária (Cecafes), localizada em Natal.

Com quatro anos de existência e estruturada com 12 boxes e 30 barracas, a Central beneficia direta e indiretamente 1.200 famílias de agricultores e agricultoras familiares, através de cooperativas da agricultura familiar do estado.

“São ações como essa que mostram a prioridade deste governo com a agricultura familiar. O Estado tem que apoiar, tem que chegar junto, fomentar o desenvolvimento e ousar. E é isso que estamos fazendo”, disse a governadora Fátima Bezerra durante a assinatura do termo realizada no último 11 de setembro, na Cecafes, que é ligada à Secretaria de Estado do Desenvolvimento Rural e da Agricultura Familiar (Sedraf).

A proposta de revitalização da Cecafes foi apresentada pela consultora do Sebrae, Cris Ribeiro, e ocorrerá através do Projeto Lugares de Charme. “Nosso propósito é transformar vidas e lugares, resgatando os valores da agricultura familiar”, afirmou. Após finalizados os trabalhos de revitalização, a Central passará a ser chamada de Mercado da Agricultura Familiar.

Ainda de acordo com a consultora, além de repaginar os atuais ambientes da Central, serão criados novos serviços, ressignificados os valores de mercado dos alimentos comercializados, transformado o espaço em atrativo turístico e haverá incentivo ao aumento do fluxo de visitantes.

O Estado, via Sedraf e Instituto de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater-RN), continuará dando apoio à manutenção da Central, custeio e investimento na cogestão do espaço. Já ao Sebrae caberá a execução do Programa de Excelência Agro Sustentável, que inclui capacitação, instrutoria e trabalhos técnicos com os permissionários.

Cecafes com mais benefícios

Diretor técnico do Sebrae, João Hélio Cavalcante disse que a atuação da entidade tornará a Central mais atrativa e que será referência não somente para o Estado ou para a região Nordeste, mas para todo o país. “Este será o Mercado da Agricultura Familiar que agregará ainda mais valores. Atuaremos com capacitações, consultoria, gestão, certificação de todos os produtos e produtores, além de toda a mudança estrutural, dando sustentabilidade a quem produz”, acrescentou.

Sede: Av. Hermes da Fonseca, 384 – Petropolis – Natal – RN – Cep. 59020-000
Telefone: (84) 3027-1690 / 3027-4415
Redação: (84) 98117-5384 - [email protected]
Comercial: (84) 98117-1718 - [email protected]
Copyright Grupo Agora RN. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização prévia.