BUSCAR
BUSCAR
Coluna do Agora
Governo acelera o passo para aprovar reforma da Previdência na Câmara
Confira os destaques da Coluna do Agora, publicada na edição desta segunda-feira, dia 8 de maio de 2017, do Agora Jornal
Tiago Rebolo
09/05/2017 | 04:50

Segundo o ministro-chefe da Secretaria de Governo, Antonio Imbassahy, ainda não está definida a data de votação da reforma da Previdência no plenário da Câmara dos Deputados. Ele evitou reconhecer abertamente que o governo não tem hoje os 308 votos necessários para aprovar a proposta no plenário, mas admitiu que a definição da data de votação vai depender da articulação do governo com as bancadas da base aliada. “Nossa expectativa é que (o texto) seja aprovado à medida que haja conhecimento amplo, articulação com as bancadas, os partidos. Na hora em que a gente fizer avaliação que já está em condição de ser levado para plenário, acontecerá a votação”, disse, após reunião com o presidente Michel Temer neste domingo 7. A proposta teve o texto-base aprovado na comissão especial na última quarta-feira 3, por 23 votos a 14, e ainda precisa ser apreciada em dois turnos por todos os deputados. Mas governo e interlocutores reconhecem que pode ser necessário um prazo de até três semanas para conseguir o apoio necessário no plenário.

>> Tá em todas. Leitores do Portal Agora RN/Agora Jornal repercutiram a reportagem da última sexta-feira 5 que mostrou as dívidas que parlamentares federais do RN têm com a União. O fato de o senador José Agripino Maia (DEM) estar na lista, devendo (entre débitos próprios e contraídos por suas empresas) mais de R$ 3 milhões, surpreendeu negativamente. “Ele tá em todas”, ironizou um leitor.

>> Congresso. O deputado federal Rogério Marinho, presidente de honra do PSDB/RN, convidou o prefeito de São Paulo, João Doria, para prestigiar o congresso estadual do partido que acontecerá no próximo dia 27 de maio em Natal. Na oportunidade, o presidente da Assembleia Legislativa, Ezequiel Ferreira, assumirá a presidência da legenda. Doria, cotado para a Presidência em 2018, embora negue e confirme apoio a Geraldo Alckmin, não confirmou presença ainda.

>> Semana tensa. A semana, sobretudo a próxima quarta-feira 10, reserva fortes emoções, com o depoimento do ex-presidente Luís Inácio Lula da Silva (PT) ao juiz Sérgio Moro, que julga os processos da operação Lava Jato na primeira instância do Judiciário. Já que militantes do PT preparam uma ampla mobilização, o magistrado pede que apoiadores da Lava Jato não vão a Curitiba para que possíveis confrontos sejam evitados.

>> Mutirão. A secretária estadual de Educação, Cláudia Santa Rosa, prepara o projeto de um mutirão (“Alfabetizando Você”) para diminuir os índices de analfabetismo no estado. Estima-se que haja 500 mil analfabetos no Rio Grande do Norte, numa população de pouco mais de 3 milhões. A ideia de Santa Rosa é convocar a sociedade civil para contribuir com o mutirão. Cada participante, segundo a secretária, assumirá o compromisso de alfabetizar alguém próximo.

>> Debate. A Câmara Municipal de Parnamirim, na Grande Natal, vai realizar nesta segunda-feira 8, a partir das 19h, uma audiência pública para discutir os impactos provocados pelas reformas na Previdência e na legislação trabalhista. Confirmaram presença no evento, que acontece no Plenário Mário Medeiros, os deputados federais Antônio Jácome (PTN), Rafael Motta (PSB) e Zenaide Maia (PR) e o deputado estadual Carlos Augusto Maia (PSD). A proposição é do vereador Ítalo Siqueira (PSD).

>> Troca no comando. Mais de 200 delegados de todas as regiões do Rio Grande do Norte elegeram, neste domingo 7, o novo presidente do Diretório Estadual do Partido dos Trabalhadores. Trata-se de Júnior Souto, que derrotou Eliete Vieira no evento que marcou a etapa estadual do 6° Congresso Nacional da legenda. Na primeira fala como presidente eleito, Souto diz que tem a “responsabilidade de preparar o partido para o enfrentamento à ofensiva neoliberal e para a disputa eleitoral de 2018 e de retomar a organização partidária dos polos e regiões”. Souto vai suceder Eraldo Paiva no comando da sigla.

Sede: Av. Hermes da Fonseca, 384 – Petropolis – Natal – RN – Cep. 59020-000
Telefone: (84) 3027-1690 / 3027-4415
Redação: (84) 98117-5384 - [email protected]
Comercial: (84) 98117-1718 - [email protected]
Copyright Grupo Agora RN. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização prévia.