Unir esforços para buscar o desenvolvimento econômico e social. Foi com esse objetivo que a governadora Rosalba Ciarlini recebeu na manhã desta sexta-feira (11) uma comitiva de empresários, executivos, políticos e militares que compõem a Fundação Mão Aberta (FMA), instituição da Suíça que incentiva a redução da pobreza através da geração de oportunidades para microempresários. A fundação sinalizou o interesse em ser parceira do Governo do Estado no Programa Mão Amiga, quedará apoio ao pequeno empreendedor.
A FMA atua no Brasil nos estados do Rio Grande do Norte e Ceará, em parceria com entidades, Organizações não-governamentais (Ong’s) e Organizações da Sociedade Civil de Interesse Público (Ocip’s). No RN, a fundação já atendeu cerca de 800 famílias de forma direta, nos municípios de Arês, Nísia Floresta e Senador Georgino Avelino.
A instituição apoia os microempresários através do Projeto de Promoção e Desenvolvimento do Auto-emprego, que leva capacitação, acompanhamento e crédito para os pequenos empresários. A comitiva está no estado para visitar os municípios que receberam investimentos da FMA. “Nosso objetivo é combater a pobreza fortalecendo o espírito empreendedor, fazendo com que as pessoas saiam desse círculo de miséria pelas suas próprias mãos”, explicou o conselheiro da FMA para projetos no Brasil, Herbert Kuhn.
Na reunião, o grupo demonstrou interesse em ser parceiro do Governo do Estado na execução do Programa Mão Amiga, que vai dar apoio aos pequenos empreendedores que desejam montar o seu próprio negócio. Em junho deste ano, o projeto foi encaminhado ao conselho da Fundação Mão Aberta, onde está sendo analisado.