BUSCAR
BUSCAR
Energia

Governadora Fátima Bezerra defende regulamentação do hidrogênio verde

Rio Grande do Norte esteve presente no Painel "Transição Energética e COP30 - O que os Estados podem oferecer" do Fórum Brasileiro de Líderes em Energia
Redação
12/04/2024 | 08:51

A governadora Fátima Bezerra defendeu nesta quinta-feira 11, no Rio de Janeiro, durante o Fórum Brasileiro de Líderes em Energia, a regulamentação do marco regulatório do hidrogênio verde. Ela reforçou que o Rio Grande do Norte será o primeiro estado brasileiro a adotar uma política de estado dedicada ao desenvolvimento do chamado “combustível do futuro”.

“O Brasil e a região Nordeste iniciam um novo momento com uma gestão que dialoga em busca do crescimento econômico com sustentabilidade e justiça social. Não temos dúvidas de que discutir energia é discutir desenvolvimento, soberania e qualidade de vida com uma dimensão de classe, étnica e de gênero”, destacou a governadora Fátima Bezerra.

Fórum Brasileiro de Líderes de Energia. Foto: Michele Lekan.
Fórum Brasileiro de Líderes de Energia. Foto: Michele Lekan

O marco legal do hidrogênio verde, em âmbito federal, para financiar a nova política e promover transição energética e desenvolvimento sustentável, o PL 5.816/2023, criando o Programa de Desenvolvimento do Hidrogênio de Baixo Carbono (PHBC), aguarda votação na Câmara dos Deputados. Em seguida, deve seguir para sanção presidencial.

Atualmente, o hidrogênio verde é uma das principais apostas mundiais para substituir os combustíveis fósseis. O combustível é obtido a partir da quebra das moléculas de água, por meio de um processo químico chamado eletrólise.

No Rio Grande do Norte, o projeto de lei que trata da instituição do marco legal no setor de hidrogênio verde e da indústria verde, o PL 499/2023, de iniciativa do governo do Estado, está tramitando em quatro comissões permanentes da Assembleia Legislativa do Estado.

O projeto também trata da criação do programa Norte-Rio-Grandense de hidrogênio verde e da indústria verde (PNRH2V). “É motivo de grande satisfação, pois o Rio Grande do Norte será o primeiro estado do Brasil a implementar uma política voltada para o desenvolvimento do hidrogênio verde”, disse Fátima Bezerra.

Além disso, a governadora falou do projeto do Porto-Indústria Verde, a ser implantado no município de Caiçara do Norte, no litoral potiguar. O projeto está orçado em R$ 5,6 bilhões e despertou o interesse de investidores nacionais e estrangeiros que poderão aportar divisas na economia do Rio Grande do Norte.

O interesse do governo do RN é, por meio de PPP – Parceria Público Privada – atrair investimentos para construção, operação e manutenção do equipamento, desenvolvimento da planta de hidrogênio verde, além de parcerias com outros portos da Europa.

A governadora, atual presidenta do Consórcio Nordeste, também chamou atenção para o papel dos estados nordestinos no segmento de energia renovável. “O Nordeste hoje cumpre uma função econômica e social que é, inclusive, suprir a escassez de energia do Sul e do Sudeste”, disse.

Durante a fala, ela pontuou que dos 932 parques eólicos existentes no Brasil, 832 estão localizados no Nordeste, sendo 293 deles no Rio Grande do Norte. “Isso posiciona o estado como líder na produção de energia eólica no país, celebrando este ano uma década como o maior produtor desse tipo de energia no Brasil”, comemorou.

O Fórum Brasileiro de Líderes em Energia reuniu representantes do mercado energético, autoridades e gestores públicos para discutir o futuro do setor de energia no Brasil. 

NOTÍCIAS RELACIONADAS
Veja como será o expediente das repartições públicas no RN no feriado do Dia do Trabalho
Com exceção dos serviços essenciais, as repartições públicas vinculadas ao Estado do Rio Grande do Norte não funcionam nesta quarta-feira, 1° de maio, feriado nacional que celebra o Dia do Trabalho
30/04/2024 às 09:52
Caso Brenda Oliveira: Polícia cumpre 20 mandados de busca e apreensão e sete de prisão
A advogada Brenda Oliveira e Janielson Nunes de Lima foram mortos no dia 30 de janeiro em Santo Antônio
30/04/2024 às 08:33
Petrobras e Governo do RN assinam acordo para projeto de energia eólica no mar
Jean Paul Prates diz que espera que a instalação se inicie ainda em 2024, a depender dos processos de licenciamento
30/04/2024 às 08:03
Felipe Alves defende PPPs para a revitalização da orla urbana de Natal
Em breve, o vereador do União Brasil pretende apresentar um projeto de atualização da atual lei municipal que trata sobre Parcerias Público-Privadas para atender projetos prioritários de Natal
30/04/2024 às 07:54
Exposição “Bordados do Seridó” revela essência potiguar
Exposição será inaugurada no dia 9 de maio na Pinacoteca
30/04/2024 às 07:13
Ex-fugitivos de Mossoró viram réus por roubo de celulares durante perseguição da polícia
As investigações indicam que, após escaparem da Penitenciária Federal de Mossoró, ex-fugitivos de Mossoró abordaram um casal, mantendo-os sob controle dentro de uma casa e roubando dois celulares.
29/04/2024 às 17:44
Polícia Civil prende homem por violência psicológica contra mulher em Angicos
Homem foi preso nesta segunda 29, suspeito de cometer violência psicológica e ameaçar a ex-companheira em Angicos
29/04/2024 às 17:06
Polícia prende suspeito de matar homem e se passar como amigo da vítima na Grande Natal
Em um primeiro momento, o investigado se apresentou como amigo da vítima e a única testemunha presencial do crime, mas foi desmascarado pela Polícia Civil do RN
29/04/2024 às 17:01
Mulher morre após colidir em palmeira no município de Luís Gomes
Uma ambulância chegou a ser acionada, mas os paramédicos já encontraram a vítimas em vida em Luís Gomes
29/04/2024 às 16:42
Inmet publica novo alerta laranja de chuvas intensas de até 100mm para 88 cidades do RN
Previsão indica chuvas de 50 a 100 milímetros entre segunda 29 e terça 30 em 88 cidades do Rio Grande do Norte
29/04/2024 às 14:56
Copyright Grupo Agora RN. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização prévia.