BUSCAR
BUSCAR
Esportes

Ginástica rítmica do Brasil faz 5 dobradinhas, e pódio vira filme repetido

Brasil tem 5 medalhas de ouro, quatro de prata e uma bronze
04/11/2023 | 14:38

Entram soldados com duas bandeiras do Brasil, põe as bandeiras, ganha medalhas, toca hino, tira bandeiras, saem os soldados. Um minuto depois: Entram soldados com duas bandeiras do Brasil, põe as bandeiras, ganha medalhas, toca hino, tira bandeiras, saem os soldados.

O filme, exibido pela primeira vez na quinta em Santiago, se repetiu duas vezes na sexta (3), e mais duas vezes neste sábado (4). Teria sido mais fácil já deixar as bandeiras hasteadas e o hino tocando no repeat. Na competição de ginástica rítmica do Pan, afinal, deu Brasil, Brasil, Brasil, Brasil, Brasil, Brasil, Brasil, Brasil, Brasil e Brasil.

A Ginástica Rítmica brasileira conquista 5 dobradinhas. Foto: Ricardo Bufolin/CBG
A Ginástica Rítmica brasileira conquista 5 dobradinhas. Foto: Ricardo Bufolin/CBG

Um país que nunca havia ganhado uma medalha de ouro sequer na GR individual do Pan, desta vez ganhou cinco. E mais quatro de prata e uma de bronze. E só não foram cinco dobradinhas nos dois lugares mais altos do pódio porque os árbitros deram uma forcinha para a norte-americana Evita Griskenas no individual geral, em que ela buscava a vaga olímpica em uma disputa direta contra a mexicana Marina Malpica.

De resto, Griskenas, que havia ganhado quatro ouros em Lima-2019, teve que se concentrar com quatro bronzes. O país da ginástica rítmica nas Américas agora é o Brasil, que ganhou três ouros e duas pratas com Bárbara Domingos, dois ouros, uma prata e um bronze com Maria Eduarda Alexandre, e uma prata com Geovanna Santos.

Pela primeira vez, três ginastas de um mesmo país puderam competir, porque Maria Alexandre ganhou a vaga como campeã do Pan Júnior de 2021. Mas no máximo duas poderiam disputar as finais e subir ao pódio. Daí a campanha de um único bronze para Geovanna, que havia ganhado quatro medalhas no Campeonato Pan-Americano deste ano, em junho.

Neste sábado, nas maças, Maria Alexandre ganhou com nota 33,000, seguida por Bárbara, com 31,000. Evita teve 30,500. Depois, nas fitas, ouro de Babi, com 31,750, pouco só à frente de Maria Alexandre, que teve 31,600. Evita tirou 31,000. As finais por aparelhos, vale explicar, não são disputadas em Jogos Olímpicos, só o individual geral, que soma das notas de todos os aparelhos.

Das três brasileiras que foram ao pódio, porém, só Babi irá à Olimpíada, por ter sido 11ª colocada do Mundial, um evento que poderia classificar até duas atletas por país. Geovanna Santos falhou em duas séries naquele torneio e acabou sem a vaga.

Pelos critérios da Federação Internacional de Ginástica (FIG), como o Brasil já tinha uma atleta classificada, não poderia concorrer à vaga oferecida pelo Pan. Assim, Maria Eduarda, que competiu em altíssimo nível, aos 16 anos, terá que esperar até Los Angeles 2028 para estrear em Olimpíadas.

E a GR do Pan ainda não acabou. À noite, o conjunto (que tem atletas diferentes) faz sua última apresentação, em busca da terceira medalha de ouro. Neste caso, o Brasil tem sido dominante desde 1999.

SÃO PAULO, SP (UOL/FOLHAPRESS)

Jovem estudante do IFRN conquista medalhas no Mundial de Artes Marciais
Entre treino, estudo e trabalho, aluna realiza sonho e conquista pódio internacional
06/11/2024 às 07:13
Mateus Sena vence etapa do QS em Natal: “Ainda vou trazer muitos desse para nós”
Vencedor do Circuito Banco do Brasil de Surfe 2024, o atleta potiguar que fez história na capital potiguar deseja ir ainda mais longe
06/11/2024 às 07:13
Aginat América faz história e conquista nove medalhas em sua melhor participação no Torneio Nacional
Aginat América conquistou, neste fim de semana, um resultado histórico para o Rio Grande do Norte
05/11/2024 às 16:10
PF investiga suposta manipulação de jogo envolvendo Bruno Henrique, do Flamengo
As operações estão em andamento no Rio de Janeiro e em cidades de Minas Gerais, incluindo Belo Horizonte, Vespasiano, Lagoa Santa e Ribeirão das Neves
05/11/2024 às 09:09
Ex-presidente do ABC declara apoio a Irapoã Nóbrega
Judas Tadeu expressou sua preocupação com o futuro do clube e destacou a importância de sua escolha
05/11/2024 às 06:49
Augusto Akio, Raicca Ventura e Nando Araújo falam sobre skate em Natal: “Se ainda não testou, comece”
Nomes do skate brasileiro participaram do campeonato de Vert Battle na Arena das Dunas, na capital potiguar, durante o Festival Tamo Junto BB
05/11/2024 às 06:00
Neymar sente a coxa e deixa campo na vitória do Al-Hilal na Champions da Ásia
Brasileiro ficou menos de 30 minutos no confronto diante do Esteghlal; jogo era o segundo desde o retorno do craque aos gramados
04/11/2024 às 19:38
Potiguar Mateus Sena vence etapa do World Surf League em Natal
Mateus conseguiu a nota de 8.50 na última onda, faltando apenas dois minutos para o fim da competição
04/11/2024 às 09:30
Copa do Brasil: Flamengo faz 3 a 1 no Atlético-MG em 1º jogo da final
Decisivo, Gabigol marcou duas vezes para delírio dos rubro-negros
04/11/2024 às 07:01
Luigi Cini vence campeonato de Vert Battle em Natal neste domingo 3
O campeão ficou no pódio junto de Diego Takahashi em segundo lugar e Augusto Akio em terceiro
03/11/2024 às 15:10