O ministro Luiz Fux já votou para considerar que o STF não deveria estar julgando a trama golpista, porque a acusação não trata de pessoas que têm foro especial na corte. “Não estamos julgando pessoas com prerrogativa de foro, estamos julgando pessoas que não têm prerrogativa de foro”, disse Fux. Segundo ele, o STF mudou o foro e passou a julgar ex-presidentes já em meio ao processo.
O ministro Fux também defendeu que o julgamento seja conduzido no plenário do STF. “Ao julgar em uma das turmas estaríamos silenciando a voz de ministros. A Constituição diz que somos 11 ministros. Seria necessário julgar pelo plenário com a racionalidade funcional que temos”, disse.
![[vídeo] fux fala em 'incompetência absoluta' do stf para julgar o caso e defende nulidade do processo | notícias do rio grande do norte fux STF](https://agorarn.com.br/files/uploads/2025/09/fux-STF-e1757509313329-830x468.webp)
O placar atual na Primeira Turma está 2 a 0 pela condenação dos réus, restando três votos para a conclusão do julgamento. Caso Fux siga o relator, Alexandre de Moraes, o STF formará maioria pela condenação. Na terça-feira 9, os ministros Moraes e Flávio Dino votaram pela condenação de Bolsonaro e aliados.