BUSCAR
BUSCAR
Coluna
Fusão do DEM com PSL ainda não tem nome
Confira as últimas da política no Agora RN desta quarta-feira 15
Redação
15/09/2021 | 08:03

O PSL e o DEM vão realizar a fusão dos partidos, e a primeira reunião, com este anúncio, na próxima terça-feira 21. O novo partido ainda não tem nome e a expectativa é ter candidato à presidência da República em 2022. Os atuais dirigentes Luciano Bivar (PSL) e ACM Neto (DEM) brigam por postos chaves na fusão. Mas, o pernambucano que hoje é “dono” do PSL é o mais cotado para ser presidente. Já o baiano democrata seria o secretário geral.

Dentro das duas legendas, há quem defenda manter o nome PSL, e há quem indique que uma pesquisa nacional com agência contratada poderá definir a sigla. No Rio Grande do Norte, o ex-senador José Agripino Maia (FOTO) é defensor da fusão. Mas, sabe que outros potiguares estão de olho no futuro comando da sigla. A deputada federal Carla Dickson, atual PROS, poderá migrar para a futura sigla. Mas, quer o comando.

Em Brasília, Carla, que assumiu como suplente do hoje ministro Fábio Faria, sabe que uma liderança mulher é importante em qualquer partido. Mesmo sem estrutura, Carla teve, em 2018, mais de 60 mil votos, superando nomes como Rogério Marinho e Abraão Lincoln.

O foco da fusão DEM e PSL é apresentar o candidato da terceira via na disputa do ano que vem à Presidência. O nome mais apontado, hoje, é do presidente do Senado, o mineiro Rodrigo Pacheco (DEM), que tem mandato de senador até janeiro de 2027.ACM Neto, presidente do DEM, será candidato ao Governo da Bahia. Único deputado federal do PSL, Girão deve deixar a sigla. O DEM ainda tem dois ministros no Governo: Onyx Lorenzoni (Trabalho) e Tereza Cristina (Agricultura). Eles terão de deixar o novo partido também.

Seresteiro
O apresentador Luiz Almir vem sendo cotado para ser candidato a deputado estadual. Ele hoje é um dos nomes da possível nominata que vem sendo articulada pelo presidente da Câmara, vereador Paulinho Freire. Luiz Almir vai retomar suas serestas pela Grande Natal. O decreto do Governo do RN já libera eventos para 700 pessoas.

Março de 2022
Esse é o prazo dado pela governadora Fátima Bezerra ao senador Jean Paul Prates. A Executiva do PT sabe que uma chapa puro sangue para 2022 não aglutina alianças. O MDB está de olho na vaga de vice-governador. O ex-presidente Lula da Silva declarou que quer o ex-senador Garibaldi Filho e o deputado federal Walter Alves próximos.

Antenor Roberto
Conselheiro da governadora Fátima Bezerra (PT), o vice Antenor Roberto (PCdoB) anda calado quando o assunto é 2022. As especulações de que o MDB poderá indicar sua vaga na chapa de Fátima, deixam Antenor observando a cena. Será que Fátima garantiu alguma coisa a Antenor?

Seridó
O prefeito de Caicó, Dr. Judas Tadeu (PSDB), já declarou na região que tem compromisso com Rogério Marinho (Senado). Em relação ao Governo do Estado, Tadeu vai aguardar a posição do deputado Vivaldo Costa (PSD), que terá ainda uma conversa com o presidente da Assembleia Legislativa, deputado Ezequiel Ferreira (PSDB).

Sede: Av. Hermes da Fonseca, 384 – Petropolis – Natal – RN – Cep. 59020-000
Telefone: (84) 3027-1690 / 3027-4415
Redação: (84) 98117-5384 - redacao@agorarn.com.br
Comercial: (84) 98117-1718 - publica@agorarn.com.br
Copyright Grupo Agora RN. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização prévia.