O abastecimento de água no bairro de Passagem de Areia, em Parnamirim, foi reduzido após o furto de parte da instalação elétrica de um poço tubular operado pela Companhia de Águas e Esgotos do Rio Grande do Norte (Caern). A ocorrência foi registrada na tarde desta terça-feira 7, por volta das 16h30, e comprometeu a capacidade de operação do sistema que atende a região.
De acordo com a Caern, os criminosos atingiram a casa de comando do poço, responsável pelo funcionamento dos equipamentos elétricos. Com a retirada dos componentes, o sistema passou a operar de forma limitada, resultando na redução do fornecimento de água para os moradores do bairro.

Após identificar o problema, a companhia mobilizou equipes técnicas para iniciar os reparos e a reposição da estrutura elétrica danificada. Os trabalhos seguem em andamento com a expectativa de conclusão até a noite desta quarta-feira 8.
Enquanto o sistema não é plenamente restabelecido, a Caern orienta a população a adotar medidas de uso consciente da água, diante da limitação no abastecimento. A normalização do fornecimento ocorrerá de forma gradual após a finalização dos serviços.
Segundo a companhia, mesmo com a retomada da operação do poço, a rede de distribuição ainda precisará de tempo para recuperar a pressão ideal. A previsão é que o abastecimento seja completamente regularizado em até 24 horas após a conclusão dos reparos.
O caso reforça a vulnerabilidade de estruturas essenciais de abastecimento a ações criminosas, com impacto direto sobre o fornecimento de serviços básicos à população.

