O senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ), pré-candidato à Presidência da República, afirmou que a retirada das sanções dos Estados Unidos contra o ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), representa um gesto com impacto direto no debate sobre a anistia no Brasil. A decisão foi tomada nesta sexta-feira 12, quando os EUA removeram Moraes e sua esposa, Viviane Barci de Moraes, da lista de sanções.
Flávio declarou: “Presidente Donald Trump faz um gesto gigantesco pela ANISTIA no Brasil! Em suas palavras, um ‘primeiro passo’ em direção ao fim dos excessos praticados por Alexandre de Moraes e o ‘início de um caminho’ para que a relação Brasil/EUA volte à normalidade democrática”.

O senador afirmou ainda que a votação do projeto de lei da anistia está prevista para a próxima semana no Senado. “Vamos votar o projeto de lei da anistia semana que vem no Senado e, em sendo aprovada, não tenho dúvidas de que os EUA retirarão totalmente as sobretaxas dos produtos brasileiros exportados para lá. A bola está com a gente!”, disse.
Em julho deste ano, o governo norte-americano aplicou a Lei Magnitsky contra Moraes, acusando-o de realizar uma “caça às bruxas”, praticar censura e violar direitos humanos.