BUSCAR
BUSCAR
Polêmica
Filipinas ordena retorno de sua embaixadora no Brasil após maltratar funcionária
Marichu Mauro, que foi enviada ao Brasil em 2018 e também tinha jurisdição na Colômbia, Guiana, Suriname e Venezuela, está sob investigação, disse o Ministério das Relações Exteriores
Jornal do Commercio
26/10/2020 | 15:28

O governo das Filipinas ordenou, nesta segunda-feira 26, o retorno de sua embaixadora no Brasil, após imagens de um vídeo a mostrarem maltratando sua empregada doméstica filipina.

Marichu Mauro, que foi enviada ao Brasil em 2018 e também tinha jurisdição na Colômbia, Guiana, Suriname e Venezuela, está sob investigação, disse o Ministério das Relações Exteriores.

“O Departamento de Relações Exteriores ordenou que a embaixadora da Filipinas no Brasil volte imediatamente após a publicação de algumas imagens em vídeo que a mostram repreendendo e maltratando sua empregada doméstica”, diz o comunicado.

O anúncio foi feito depois de que a GloboNews transmitiu imagens de uma câmera de segurança que, segundo indicaram, mostram Mauro agredindo repetidamente uma funcionária de sua equipe doméstica.

A GloboNews destacou que a mulher trabalhava na residência oficial da embaixadora em Brasília.

As imagens foram usadas como prova em uma denúncia apresentada contra Mauro em agosto, afirmou o canal.

O Ministério das Relações Exteriores afirmou que a funcionária deixou o Brasil na semana passada e está de volta nas Filipinas, onde as autoridades buscariam sua cooperação neste caso.

Milhares de filipinos trabalham no exterior e o dinheiro que enviam para casa estimula a economia local, onde muitos vivem na pobreza extrema, apesar do sólido crescimento do país nos últimos anos.

Sede: Av. Hermes da Fonseca, 384 – Petropolis – Natal – RN – Cep. 59020-000
Telefone: (84) 3027-1690 / 3027-4415
Redação: (84) 98117-5384 - [email protected]
Comercial: (84) 98117-1718 - [email protected]
Copyright Grupo Agora RN. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização prévia.