BUSCAR
BUSCAR
De volta ao lar
Filhote de tartaruga que teve a nadadeira amputada é devolvido ao mar
O animal, da espécie Chelonia mydas, encalhou na praia de Canto da Barra, em Cetim, no Ceará
Redação
03/11/2020 | 21:33

Um filhote de tartaruga-verde, resgatada pela equipe do Projeto Cetáceos da Costa Branca (PCCB-UERN) no último dia 27 em Aracati, no Ceará, foi devolvido ao habitat natural na manhã desta quarta-feira 4.

O animal, da espécie Chelonia mydas, encalhou na praia de Canto da Barra, em Fortim (CE) e teve de ser resgatada pelo Corpo de Bombeiros. Ele foi levado para o Centro de Reabilitação de Fauna Marinha, em Areia Branca (RN), onde passou por um tratamento.

O animal apresentava lesões proveniente de interação direta com a pesca. Desta forma, ela sofreu uma amputação total da nadadeira anterior esquerda.

Segundo o Projeto Catáceos, nas primeiras 48 horas de tratamento, o filhote de tartaruga “demonstrou-se apático e letárgico , e, após manobras terapêuticas, passou a eliminar secreção pela boca e narina, indicando um quadro sugestivo de afogamento”. E no terceiro dia, o animal respondeu bem ao tratamento veterinário, podendo assim ser mantido na água e desenvolvendo as atividades motoras (natação) sem dificuldades e mesmo com uma nadadeira a menos.

O filhote de tartaruga-verde também passou a se alimentar de todos os alimentos que eram fornecidos: camarão, peixes e algas marinhas. Assim, o PCCB-UERN considerou que o animal já está apto para voltar ao mar.

A soltura do animal aconteceu na praia de Canto da Barra, em Cetim, no Ceará.

NOTÍCIAS RELACIONADAS
Sede: Av. Hermes da Fonseca, 384 – Petropolis – Natal – RN – Cep. 59020-000
Telefone: (84) 3027-1690 / 3027-4415
Redação: (84) 98117-5384 - [email protected]
Comercial: (84) 98117-1718 - [email protected]
Copyright Grupo Agora RN. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização prévia.