BUSCAR
BUSCAR
Cinema

Festival de Cinema Brasileiro de Paris chega à 26ª edição nesta terça-feira

Principal vitrine do audiovisual brasileiro na Europa, o evento conta com a presença de artistas como Murilo Benício, Maria Fernanda Cândido, Bia Lessa, Antônio Pitanga, grande homenageado do ano, Camila Pitanga
Redação
25/03/2024 | 10:29

Há 26 anos, o Festival de Cinema Brasileiro de Paris apresenta na capital francesa um panorama da produção audiovisual nacional e, ao longo dessas quase três décadas, vem formando um público parisiense apaixonado pela nossa cinematografia. Principal vitrine do cinema brasileiro na Europa, o evento será realizado entre 26 de março e 2 de abril, no L’Arlequin, cinema de rua modernista no bairro de Saint-Germain-des-Près, sede do evento. Realizada pela Jangada, da carioca Katia Adler, a mostra terá Antônio Pitanga como o grande homenageado e, além de contar com a presença do ator, vai apresentar seis longas de sua filmografia, entre eles “Na Boca do Mundo”, primeira produção dirigida por ele, “Barravento”, de Glauber Rocha, e “Nosso Sonho”, o filme nacional mais visto de 2023. 

O 26० Festival de Cinema Brasileiro de Paris exibe uma seleção das melhores produções do cinema brasileiro, entre ficções e documentários, e reúne anualmente mais de cinco mil pessoas para celebrar o audiovisual brasileiro na capital francesa. Neste ano, serão exibidos 30 filmes, divididos em cinco mostras: Competitiva, Hors-concours, Documentários, Sessão Escolar e Homenagem a Antonio Pitanga. O festival também contará com o lançamento do livro “A Nudez da Cópia Imperfeita”, de Wagner Schwartz. 

Capturar
Evento será realizado entre 26 de março e 2 de abril - Foto: divulgação

O L’Arlequin, sede do festival, é um tradicional cinema de rua parisiense inaugurado em 1934 e uma sala de referência para diretores, cinéfilos e críticos. É a casa do Festival de Cinema Brasileiro de Paris desde 2002 e todo ano reúne mais de cinco mil pessoas que apreciam uma seleção das melhores produções do cinema brasileiro, entre ficções e documentários. O cinema já pertenceu a Jacques Tati, diretor e ator francês que foi um dos protagonistas da transição do cinema mudo para o sonoro na França e ganhou o Oscar de Melhor Filme Estrangeiro com “Meu Tio” em 1958. 

Segundo Katia Adler, o cartaz oficial do festival traduz resistência, síntese da história não apenas do evento mas do audiovisual brasileiro. “Representa a luta dos pretos no Brasil, do nosso audiovisual que agora vive uma retomada, e do próprio festival, que resiste há tantos anos. E a imagem da película que envolve o punho é cinema na veia, o que nos move.”

PRESENÇAS CONFIRMADAS

Nesta edição, estão confirmadas em Paris as presenças de Antônio Pitanga (homenageado), Camila Pitanga (diretora doc “Pitanga”), Murilo Benício (diretor “Pérola”), Helio Pitanga (diretor “Nas Ondas de Dorival Caymmi”), Luiz Fernando Carvalho e Maria Fernanda Cândido (diretor e atriz de “A Paixão Segundo G.H.”), Liliane Mutti e Robertinho Chaves (diretora e ator de “Madeleine à Paris”), Sandra Kogut (diretora “No Céu da Pátria Nesse Instante”), Fernando Velasco (argumentista e roteirista de “Nosso Sonho”), Marcelo Freixo (presidente Embratur, personagem do documentário “No Céu da Pátria Nesse Instante”), Christiane Jatahy (diretora “A Falta que nos Move”), Bia Lessa (diretora de “O Diabo na Rua, no Meio do Redemunho”), Marcelo Botta (diretor de “Betania”), além de Wagner Schwartz (autor do livro “A Nudez da Cópia Imperfeita”).

NOTÍCIAS RELACIONADAS
“Maior movimentação registrada no país”, diz Lula sobre doações ao RS
Em postagem nas redes sociais, presidente comemora resultado
11/05/2024 às 14:40
Mais de 10 mil animais já foram resgatados das enchentes do RS
Grupos de proteção de animais pedem doações e ajuda de voluntários
11/05/2024 às 13:59
Mais de 400 toneladas de donativos são enviadas ao Rio Grande do Sul
Doações seguiram em duas aeronaves e 19 carretas
11/05/2024 às 13:46
Tragédia no RS: já são 136 mortos e 125 desaparecidos
Estado contabiliza 136 mortos e milhares de desabrigados em meio à pior enchente da história recente
11/05/2024 às 11:23
Major Ronald ajudou a definir data e local do atentado contra Marielle, diz PGR
Ronald já cumpre pena por quatro homicídios e ocultação de cadáver. Ele foi um dos chefes da milícia na comunidade da Muzema.
11/05/2024 às 08:56
Quase 90% das cidades do RS foram atingidas pelas fortes chuvas
Último boletim da Defesa Civil aponta 441 municípios afetados
10/05/2024 às 21:04
Forças Armadas mobilizam 20 mil militares no Rio Grande do Sul
Comandantes militares destacam esforço inédito
10/05/2024 às 20:02
Lembra da Supernanny? Veja como está educadora após anos longe da TV
Cris Poli fez muito sucesso entre 2006 e 2014, com o reality show Supernanny. Na atração, ela ensinava a educar e corrigir crianças arteiras
10/05/2024 às 17:34
Chuvas no RS causam ao menos 116 mortes e deixam 143 desaparecidos
Em todo o estado, cerca de 1,9 milhão de pessoas foram atingidas
10/05/2024 às 16:47
Anitta critica Pacheco e Lira sobre tragédia no RS; veja vídeo
Além de encorajar a ajuda às vítimas da crise ambiental em curso, Anitta fez um apelo à união em prol da proteção ambiental
10/05/2024 às 14:32
Copyright Grupo Agora RN. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização prévia.