O Fórum dos Governadores vai fazer um pedido oficial ao presidente Jair Bolsonaro (sem partido) nesta sexta-feira 26 para que estados e municípios sejam incluídos no Comitê de Coordenação Nacional para Enfrentamento da Pandemia da Covid-19. O decreto que criou o colegiado foi publicado na edição da madrugada desta sexta do “Diário Oficial da União” (DOU).
A governadora do Rio Grande do Norte, Fátima Bezerra (PT), usou o Twitter para se posicionar sobre o assunto. “Louvamos a iniciativa do Congresso, na figura do seu presidente, senador Rodrigo Pacheco, no entanto é de se lamentar que após 12 meses, com mais de 300 mil mortes, o Governo Federal publique uma portaria instituindo um comitê de crise que não inclui Estados e Municípios. Isso vai na contramão da essência do SUS, que é exatamente a gestão tripartite”, escreveu.

Segundo Fátima, haverá uma nova reunião com o Ministério da Saúde ainda nesta sexta-feira 26, às 16h.
Está acontecendo agora a primeira reunião do Comitê Gestor de Enfrentamento a Pandemia com o presidente do senado, Rodrigo Pacheco, com os governadores do Brasil. É urgente a definição e coordenação nacional das prioridades no combate à Covid19 no Brasil. pic.twitter.com/KR43Qg5BJ0
— Fátima Bezerra (@fatimabezerra) March 26, 2021
O comitê, segundo o texto, será composto pelo presidente da República, pelos presidentes do Senado Federal e da Câmara dos Deputados, e, na condição de observador, por autoridade designada pelo presidente do Conselho Nacional de Justiça.
A ausência de estados e municípios no comitê foi um dos temas da reunião de governadores com o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (DEM-RJ), nesta manhã.
Durante o encontro, o governador do Maranhão, Flávio Dino (PC do B), chegou a dizer que chamar o colegiado de “nacional” configuraria até uma improbidade jurídica, uma vez que as unidades federativas e as cidades não estavam na formação do grupo.