BUSCAR
BUSCAR
Enfrentamento à pandemia

Fátima e demais governadores pedem que Bolsonaro inclua estados e municípios em comitê da Covid-19

Para a governadora do RN, exclusão de estados e municípios do comitê nacional vai na contramão da essência do SUS
Redação
26/03/2021 | 14:25

O Fórum dos Governadores vai fazer um pedido oficial ao presidente Jair Bolsonaro (sem partido) nesta sexta-feira 26 para que estados e municípios sejam incluídos no Comitê de Coordenação Nacional para Enfrentamento da Pandemia da Covid-19. O decreto que criou o colegiado foi publicado na edição da madrugada desta sexta do “Diário Oficial da União” (DOU).

A governadora do Rio Grande do Norte, Fátima Bezerra (PT), usou o Twitter para se posicionar sobre o assunto. “Louvamos a iniciativa do Congresso, na figura do seu presidente, senador Rodrigo Pacheco, no entanto é de se lamentar que após 12 meses, com mais de 300 mil mortes, o Governo Federal publique uma portaria instituindo um comitê de crise que não inclui Estados e Municípios. Isso vai na contramão da essência do SUS, que é exatamente a gestão tripartite”, escreveu.

Fátima e demais goveRio Grande do Norteadores pedem que bolsonaro inclua estados e municípios em comitê da covid-19
Segundo Fátima, haverá uma nova reunião com o Ministério da Saúde ainda nesta sexta-feira 26, às 16h. Foto: Reprodução/Twitter

Segundo Fátima, haverá uma nova reunião com o Ministério da Saúde ainda nesta sexta-feira 26, às 16h.

O comitê, segundo o texto, será composto pelo presidente da República, pelos presidentes do Senado Federal e da Câmara dos Deputados, e, na condição de observador, por autoridade designada pelo presidente do Conselho Nacional de Justiça.

A ausência de estados e municípios no comitê foi um dos temas da reunião de governadores com o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (DEM-RJ), nesta manhã.

Durante o encontro, o governador do Maranhão, Flávio Dino (PC do B), chegou a dizer que chamar o colegiado de “nacional” configuraria até uma improbidade jurídica, uma vez que as unidades federativas e as cidades não estavam na formação do grupo.