A governadora do Rio Grande do Norte, Fátima Bezerra (PT), tem a gestão aprovada pela maioria dos potiguares. É o que aponta nova pesquisa do instituto AtlasIntel, divulgada nesta quarta-feira 17. De acordo com o levantamento, 51% aprovam a administração da governadora do RN, enquanto 44% desaprovam. Outros 6% não souberam responder.
Com o resultado, Fátima Bezerra passou a ocupar o 12º lugar no ranking de avaliação entre os 27 governadores. Ela ganhou quatro posições em relação ao levantamento anterior da AtlasIntel, de agosto de 2024, quando ela estava na 16ª colocação. Na época, ela tinha 53% de desaprovação, contra 39% de aprovação.

Considerando só o Nordeste, ela está na 5ª posição.
Além de medir o nível de aprovação, a pesquisa AtlasIntel também pediu uma avaliação mais específica das gestões. Neste questionário, Fátima Bezerra apareceu com o seguinte desempenho: 42% consideram sua gestão “ótima” ou “boa”, 18% acham que é “regular”, 39% avaliam como “ruim” ou “péssima” e 1% não soube responder. Neste ranking, ela está em 9º lugar entre os governadores.
Entre as áreas da gestão, Fátima Bezerra tem melhor avaliação em “turismo, cultura e eventos”, seguido de “agricultura”, “ambiente de negócios” e “saúde”.
Em publicação nas redes sociais, Fátima Bezerra disse que o resultado “é fruto do trabalho sério e do apoio do povo potiguar.” “Seguimos firmes, com compromisso, responsabilidade e muito trabalho, construindo um RN mais justo, próspero e inclusivo. Gratidão pelo reconhecimento!”, destacou a governadora do RN.
Recortes
Segundo a pesquisa AtlasIntel, Fátima Bezerra tem melhor avaliação entre as mulheres. Considerando apenas o público feminino, ela tem 54% de aprovação, contra 39% de desaprovação. Entre os homens, o resultado é mais equilibrado: 49% de desaprovação, 46% de aprovação.
Considerando as faixas etárias, o melhor desempenho da governadora do RN é no público com mais de 60 anos – nessa faixa, ela tem aprovação de 67% e desaprovação de 31%. Entre aqueles com idade entre 45 e 59 anos, o placar é de 62% para aprovação contra 30% de desaprovação.
Na outra ponta, os jovens majoritariamente desaprovam a gestão de Fátima: 60% de desaprovação contra 22% de aprovação.
No perfil de renda, Fátima Bezerra tem melhor desempenho entre aqueles com renda familiar superior a R$ 10 mil por mês. Nesse público, o placar é de 69% de aprovação contra 28% de desaprovação. Na ponta inversa (entre aqueles com renda familiar de até R$ 2 mil), a desaprovação supera a aprovação: 52% a 42%.
Os eleitores que votaram no presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) no segundo turno de 2022 têm melhor avaliação de Fátima Bezerra. Nesse público, a governadora tem 81% de aprovação contra 13% de desaprovação. Já entre os que votaram em Jair Bolsonaro (PL), a situação se inverte: 94% desaprovam e apenas 3% aprovam.
O levantamento tem margem de erro de 1 ponto percentual para mais ou para menos. A aferição foi realizada entre os dias 6 de outubro e 5 de dezembro, entrevistando 200.980 pessoas por meio de recrutamento digital aleatório (Atlas RDR). O nível de confiança é de 95%.