BUSCAR
BUSCAR
Artigo
Ezequiel Ferreira de Souza: Liberdade e democracia no Legislativo
Ezequiel Ferreira de Souza
02/03/2020 | 00:30

Vivemos em um regime democrático. Temos que lutar pela preservação da democracia num contexto de sociedade política e de sociedade civil. Lastreada nos pilares de liberdade de expressão e civilismo (negociação pública de diferenças, cooperação, solidariedade, discernimento crítico e amizade cívica) compondo assim o funcionamento democrático da vida social.

Como antes, como agora, aliás como tem sido constantemente ao longo de nossa história de país e de Estado, temos a responsabilidade de tomar decisões indispensáveis para construir um Rio Grande do Norte com progresso, prosperidade e equilíbrio social.

Na Assembleia temos o trabalho intenso dos 24 deputados da 62ª Legislatura. A Casa Legislativa é a caixa de ressonância da sociedade potiguar e também o farol a guiar a sociedade, a dar um rumo para os importantes encaminhamentos exigidos e cobrados pelo povo. Cientes de nossas responsabilidades, a Assembleia Legislativa do RN reforça o espírito e absolutamente envolvidos de corpo e alma nos nossos desafios de gestores, legisladores, julgadores e fiscalizadores do poder público.

É fundamental que todos pensem na existência da democracia e de uma sociedade civil bem informada cujo acesso à informação permita que esta participe da vida pública, fortalecendo as instituições públicas como é o caso do Legislativo. A tão comentada e sonhada “liberdade de expressão” estará bem mais forte quando houver espaço para o debate e para manifestações, de maneira a proporcionar a liberdade e democracia na sociedade.

No Brasil, a constituição assegura acesso à informação a todos, ou seja, a democracia deve ser respeitada e garantidas a liberdades de expressão e também de imprensa. A nova realidade brasileira quer e merece ser respeitada.

Poucas instituições respeitam a democracia como a Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte. Fomos elogiados pelo Marcco e por tantas associações que tem a transparência como norte. Na nossa visão, a democracia é respeito à vontade do cidadão e às leis e no legislativo, temos a prova real desse conceito: é o eleitor que define a composição do Parlamento através do voto. Vemos o cidadão aqui, todos os dias, acompanhando o trabalho do legislativo.

A presença nas galerias e nos corredores, a participação nos debates no Plenário apenas confirma o respeito da Assembleia Legislativa ao cidadão e a sociedade potiguar.

Sede: Av. Hermes da Fonseca, 384 – Petropolis – Natal – RN – Cep. 59020-000
Telefone: (84) 3027-1690 / 3027-4415
Redação: (84) 98117-5384 - [email protected]
Comercial: (84) 98117-1718 - [email protected]
Copyright Grupo Agora RN. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização prévia.