BUSCAR
BUSCAR
Entrevista
VÍDEO: “Eu sou a cultura do Nordeste”, diz Margareth Menezes em entrevista ao AGORA RN
A ministra da Cultura realizou show em Natal neste sábado 14
Caroll Medeiros
15/10/2023 | 17:11

A cantora, compositora, instrumentista – e agora Ministra da Cultura – Margareth Menezes trouxe seu show para a edição comemorativa de 25 anos do festival Música Alimento da Alma (Mada) em Natal na noite do sábado 14.

Atração do MADA no segundo dia do festival que aconteceu na Arena das Dunas, como uma das grandes vozes da Música Popular Brasileira e figura de extrema importância para a cultura afro-brasileira, em entrevista ao AGORA RN, a ministra contou quais as influências do Nordeste ela traz em seus trabalhos artísticos.

“A cultura do Nordeste é uma potência, eu sou cultura do Nordeste. Essas misturas e influências todas que temos é o que compõe a nossa grande cultura. A nordestina tem um diferencial, que ela está empreguinada na identidade nacional. Temos a questão toda do nosso afro e você vai para pernambuco, tem toda aquela revolução de ritmos, vem na paraíba, isso é um conjunto do que é o Nordeste. Eu faço parte desse grande diferencial que trazemos para o Brasil, o Samba Reggae, o Afro Pop, isso é Nordeste essa junção de etnias, sistemas diferentes, cruzamento de clave, é o que dá a nossa identidade ”, afirmou Margareth.

Ainda durante a entrevista, Margareth relembrou que possui o Título de Cidadã Natalense. O título foi outorgado pela Câmara Municipal de Natal em 2012, proposto pelo então vereador Adão Eridan, mas somente em 2015 a entrega foi realizada na participação da artista no Carnaval Multicultural, realizado na época no bairro de Ponta Negra.

Somando mais de 17 obras lançadas e 23 turnês por todos os continentes, no show, a cantora subiu ao palco Claro e cantou a emblemática música “Faraó” além de outras canções de seu repertório e de artistas renomados como Gilberto Gil e Caetano Veloso. Ainda na apresentação o público potiguar parabenizou a cantora pelo aniversário de 61 anos comemorados na última sexta-feira 13.

Luedji Luna também comentou sobre as influências da cultura nordestina em seu trabalho

Diretamente de Salvador, Bahia, a cantora Luedji Luna também se apresentou no festival na noite deste sábado, 14.

Assim como Margareth, Luedji Luna de 36 anos, que lançou recentemente o terceiro álbum da discografia, Bom Mesmo É Estar Debaixo D’água Deluxe (2022), também contou ao AGORA RN sobre quais influências da cultura nordestina ela incorpora no trabalho musical.

“Sendo Baiana, a principal influência que trago, é o reggae. Venho de uma família de regueiros e regueiras, assim como no Maranhão a Bahia tem esse ritmo muito forte, a gente criou o samba reggae, então eu tenho esse apreço pelos sopros, pelos graves por causa dessa influência do reggae baiano e do mundo”, disse Luedji.

Copyright Grupo Agora RN. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização prévia.