28/02/2020 | 04:15
A escola de samba Águia Dourada é a campeã do Carnaval de Natal. A apuração do resultado aconteceu na tarde desta quinta-feira (27) no Museu de Cultura Popular Djalma Maranhão. Sob o título “Da literatura de cordel ao imaginário popular: Câmara Cascudo”, o enredo da agremiação teve o objetivo de resgatar o folclore popular.
Como resultado da avaliação de 12 quesitos, a Águia Dourada conseguiu 114,05 pontos pelo Grupo A. Em segundo lugar, ficou a Malandros do Samba, com 113,08. Em terceiro, ficou a escola Balanço do Morro, que perdeu 3 pontos por não obedecer à quantidade mínima de baianas. Já em quarto ficou a Acadêmicos do Morro com 99,15. Foram avaliados: bateria, samba-enredo, enredo, evolução, fantasia, conjunto, mestre-sala e porta-bandeira, alegorias, adereços, harmonia, comissão de frente e duração do desfile.
Este foi o primeiro título da escola, que é baseada no bairro do Alecrim. “Não queremos que a nossa cultura se perca, como vem acontecendo. Através do nosso querido historiador e escritor Câmara Cascudo, que tanto contribuiu para o desenvolvimento cultural do nosso estado, esperamos trazer de volta a arte local”, contou Luiz de França, presidente da agremiação.
Pelo Grupo B, a vencedora foi a escola Batuque Ancestral, que foi promovida e desfilará pelo Grupo A no próximo ano. “A maioria de nós já sofreu preconceito por causa da cor da pele. Promover a nossa resistência é importante para superar o racismo”, disse Carlos Brito, presidente da agremiação. Neste ano, o tema do samba-enredo foi “Quilombo chamado Brasil: resistir para existir”.
Os desfiles aconteceram no último sábado (22) e domingo (23).