O prefeito de Natal, Álvaro Dias, manifestou confiança na aprovação das contas de campanha do prefeito eleito Paulinho Freire (União Brasil) e de sua vice, Joanna Guerra (Republicanos), após decisão do Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Norte (TRE-RN) que desaprovou os documentos e determinou a devolução de mais de R$ 1 milhão ao Tesouro Nacional. As declarações foram feitas durante a inauguração das obras de drenagem do Largo do Atheneu, nesta quinta-feira, 12.
“Eu não tenho conhecimento, mas não acredito que tenha tido nenhuma irregularidade mais grave. Porque eu confio na lisura, na honestidade de Paulinho e de Joanna. Com certeza, algum equívoco que foi cometido será corrigido e essas contas serão aprovadas”, afirmou Álvaro Dias ao Agora RN.
A sentença judicial apontou irregularidades na aplicação de recursos provenientes dos fundos Eleitoral e Partidário, o que motivou a devolução do montante ao Tesouro. No entanto, a decisão não impede a diplomação ou a posse dos eleitos, prevista para o início de 2025.
Paulinho Freire informou que irá recorrer da decisão da 69ª Zona Eleitoral. Segundo ele, os pontos contestados nas contas serão devidamente esclarecidos junto à Justiça Eleitoral.
Além da devolução dos valores, o magistrado determinou que a Secretaria Municipal de Tributação (SET) investigue possíveis irregularidades fiscais em contratos firmados pela chapa durante a campanha. A análise deverá verificar a adequação e a transparência nas operações financeiras realizadas no período eleitoral.
Álvaro Dias enfatizou sua crença na integridade dos eleitos e defendeu que eventuais falhas identificadas sejam tratadas como equívocos passíveis de correção. “Paulinho e Joanna têm histórico de responsabilidade e compromisso com a transparência. Acredito que tudo será esclarecido e as contas regularizadas, como deve ser”, reforçou o prefeito.
Apesar do episódio, o clima na equipe do prefeito eleito é de tranquilidade, com a expectativa de que o recurso junto ao TRE-RN seja suficiente para reverter a decisão e assegurar a aprovação das contas de campanha.