BUSCAR
BUSCAR
Competição
Equipes do Sistema FIERN disputam Festival SESI de Robótica no Rio de Janeiro
A delegação potiguar, formada por 12 competidores e quatro técnicos, já está no Rio de Janeiro para o evento
Redação
03/08/2023 | 08:52

As equipes SESI e SENAI, integrantes do Sistema FIERN, que representam o Rio Grande do Norte no Festival SESI de Robótica Off-Season se prepararam intensamente e chegam ao torneio, que começa nesta quarta-feira (2), com grandes expectativas. A delegação potiguar, formada por 12 competidores e quatro técnicos, já está no Rio de Janeiro para participar do evento, que segue até o sábado (5), na Marina da Glória.

A TecCactus, da SESI Escola São Gonçalo do Amarante, vai competir na categoria FTC (FIRST Tech Challenge), em que os estudantes constroem e programam robôs de médio porte, de até 19kg, a partir de um kit de peças reutilizáveis para que eles cumpram atividades, como carregar discos e blocos, em uma arena. Já a equipe SESI-SENAI P0T1BOT participa da FRC (FIRST Robotics Competition), com robôs de porte industrial, que chegam a 56kg e 2m de altura.

O professor da SESI Escola São Gonçalo do Amarante e técnico da P0T1BOT, Diego Cavalcante, destaca que a equipe chega com melhorias para o torneio. “Conseguimos fazer correções de problemas verificados durante a temporada, em especial no torneio regional que participamos em Brasília, no mês de março. Também tivemos mais tempo de treino e conseguimos montar um segundo chassi de robô para treinar situações mais próximas daquelas enfrentadas durante o torneio, de ataque, defesa e bloqueio”, explica. “Isso faz total diferença para os competidores e irá se refletir em uma performance geral muito boa”, acrescenta.

O torneio reúne 800 estudantes do ensino médio de escolas públicas, particulares e do SESI de 23 estados e DF - Foto: Unicom/Fiern
O torneio reúne 800 estudantes do ensino médio de escolas públicas, particulares e do SESI de 23 estados e DF – Foto: Unicom/Fiern

“Sabemos que o páreo é duro, pois todas as equipes também tiveram a oportunidade de melhorar, mas as expectativas são as melhores possíveis para representar muito bem o Sistema FIERN e todo o Rio Grande do Norte”, avalia Diego.

Já o instrutor do SENAI-RN e também técnico da P0T1BOT, Dimas Ferreira, ressalta a importância da participação dos alunos no curso de Robótica Industrial, do Centro de Tecnologias do Gás e Energias Renováveis (CTGAS-ER), para a preparação. “O curso trouxe novos horizontes tecnológicos para os competidores e seus mentores, diante da complexibilidade tecnológica experimentada na formação”, aponta. “Tenho convicção de que os esforços de cada um dos componentes da equipe durante a preparação, somados à garra e vontade de vencer, vai nos possibilitar buscar resultados positivos”, finaliza Dimas.

A estudante Nathalia Oliveira, da 3ª série do Ensino Médio, expressa muita animação com o torneio, que é o último dela enquanto estudante da SESI Escola. “Tenho certeza que teremos resultados positivos pela nossa dedicação desde o momento em que fomos classificados”, declara.

Indicada pelos colegas de P0T1BOT, Nathalia concorrerá ao prêmio individual de Team Leadership (Liderança de Equipe). “Fiquei muito lisonjeada com essa indicação e isso traz mais vontade para todos. Somos uma equipe forte, unida e com certeza iremos representar nosso estado e escola com muita dedicação”, completa.

Para Tainá Rute, também da equipe, o torneio é uma oportunidade de alavancar habilidades e competências para superar vários desafios. “Minhas expectativas são bastante positivas, estou animadíssima para participar de uma competição”, afirma. “Almejo alcançar meu melhor desempenho, mas, acima de tudo, aprender cada vez mais e ter experiências maravilhosas”, conclui Tainá, que também concorre ao prêmio de Team Leadership.

Festival SESI de Robótica Off-Season

Realizado pelo departamento nacional do Serviço Social da Indústria (SESI), o evento ocorre na Marina da Glória, na capital do Rio de Janeiro, e marca a pré-temporada das competições do próximo ano.

As equipes SESI e Senai representam o RN no Festival SESI de Robótica Off-Season, na Marina da Glória - Foto: Unicom/Fiern
As equipes SESI e Senai representam o RN no Festival SESI de Robótica Off-Season, na Marina da Glória – Foto: Unicom/Fiern

O torneio reúne 800 estudantes do ensino médio de escolas públicas, particulares e do Serviço Social da Indústria de 23 estados e do Distrito Federal. Os competidores disputam nas modalidades FIRST Tech Challenge (FTC), FIRST Robotics Competition (FRC) e F1 in Schools, que envolvem desde réplicas de carros de Fórmula 1 a robôs que chegam a dois metros de altura e 56kg.

No entanto, não é apenas o desempenho dos robôs nas arenas que conta. Os estudantes também são avaliados pelos diversos recursos que utilizam para projetar, modelar, construir e programar os robôs; além de projetos sociais realizados junto à comunidade e do plano de marketing e da gestão financeira das equipes.

Veja também: FIERN projeta que geração de energia por meios renováveis mudem patamar econômico do RN

Ao ingressarem em uma equipe, os estudantes têm a oportunidade de entrar em contato com áreas cujo ensino e aprendizagem ainda são deficitários no Brasil. O impacto na formação é positivo e duradouro, já que as atividades despertam o interesse e dão a base para os desafios que o jovem vai encontrar na formação técnica ou acadêmica e no mercado de trabalho. Cada vez mais, são demandados profissionais críticos, criativos, que resolvem problemas e sabem programar.

Conheça a delegação potiguar para o Festival SESI de Robótica Off-Season 2023:

SESI-SENAI P0T1BOT — FRC

  • Debora Gabrielly de Oliveira Matias
  • Mayra Gomes Teixeira
  • Rhelryson Eninng Dantas de Arruda
  • Kaio Miguel de Araújo Dantas
  • Tainá Rute Cardoso Nascimento
  • Eduardo Lucas Lins Alves
  • Nathalia Emilly Dantas Oliveira
  • Emily de Oliveira Costa

Técnicos:

  • Diego Bezerra Cavalcante
  • Dimas Alves Ferreira

SESI TecCactus — FTC

  • Yan Abner Oliveira das Neves
  • Lorenna Luyza Silva Amaral
  • Yan Nicolas Marcal da Silva
  • Sophia Beneaura Guilherme de Freitas

Técnicos:

  • Josinaldo Pereira de Araujo
  • Mateus Zeca Bezerra de Araújo
Enem 2024: período para pedir isenção da taxa começa nesta segunda
O prazo de pedidos de isenção do Enem 2024 se estende até 26 de abril e também vale para as justificativas de ausência na edição de 2023
14/04/2024 às 17:10
Novo Código Civil deve reconhecer que animais são seres com sentimentos e direitos
Proposta vai ser debatida no Senado em sessão temática na próxima quarta-feira 17
14/04/2024 às 16:49
Programa Celular Seguro chega a 40 mil bloqueios após alertas de usuários
Programa Celular Seguro ultrapassou a marca de 40 mil alertas de bloqueios referentes a perda, roubo ou furto de aparelhos
14/04/2024 às 16:33
Professores de universidades federais anunciam greve a partir desta segunda; veja lista
UFRN e UFERSA não estão na lista das 18 universidades federais cujos professores anunciaram greve
14/04/2024 às 16:09
Copyright Grupo Agora RN. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização prévia.