BUSCAR
BUSCAR
Auxílio

Entenda a urgência e a demora para entrada de ajuda humanitária na Faixa de Gaza

Mais de 100 caminhões, enviados por diversos países e organizações de caridade, permanecem parados, aguardando a autorização para cruzar fronteira com Egito
Redação
19/10/2023 | 18:55

Há dez dias, uma pequena distância separa dezenas de caminhões de ajuda humanitária, carregados com alimentos, água e remédios, das pessoas que aguardam desesperadamente por esses recursos na Faixa de Gaza. Contudo, a entrada dessa ajuda tem sido obstaculizada pela complexidade da situação e negociações em curso.

Mais de 100 caminhões, enviados por diversos países e organizações de caridade, permanecem parados, aguardando a autorização para cruzar a passagem de Rafah, na fronteira entre o Egito e o sul da Faixa de Gaza, enquanto autoridades israelenses, americanas e egípcias buscam uma solução.

Residente na Faixa de Gaza estão a espera de ajuda humanitária / Foto: Reuters
Residente na Faixa de Gaza estão a espera de ajuda humanitária / Foto: Reuters

Após o ataque massivo do grupo Hamas a Israel, ocorrido no último dia 7 e que resultou em centenas de mortes, Israel implementou um bloqueio total no território palestino, interrompendo o fornecimento de água, comida, combustível e eletricidade. Como resultado, a situação dos mais de 2,3 milhões de palestinos em Gaza vem se deteriorando rapidamente.

Marwan Jilani, diretor geral da organização Crescente Vermelho para a Palestina, expressou preocupação com a violação do direito humanitário internacional, que proíbe o uso de ajuda humanitária como instrumento de guerra. “Você não pode privar toda uma população de alimentos ou água por motivos políticos ou militares”, afirmou à emissora Al Jazeera.

Segundo as Nações Unidas, o cenário é devastador: falta de eletricidade desde o dia 11, crescente insegurança alimentar e um sistema de saúde beirando o colapso. Agências da ONU alertaram que há apenas comida suficiente para menos de uma semana, a usina de dessalinização de água foi desativada, aumentando os riscos de mortes por desidratação e doenças relacionadas à ingestão de água contaminada.

Após a explosão de um hospital em Gaza City e os contínuos ataques de Israel, protestos eclodiram em várias partes do Oriente Médio. Há uma crescente preocupação internacional de que o conflito possa se ampliar para uma guerra regional.

Na quarta-feira (18), o primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu, assegurou que seu país não impediria a entrada de alimentos, remédios e água do Egito, desde que esses recursos fossem destinados à população civil palestina e não aos militantes do Hamas. O comunicado não mencionou o fornecimento de combustível, necessário para manter os geradores dos hospitais em funcionamento.

Também na quarta-feira, o presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, declarou que o Egito havia concordado em abrir a passagem de Rafah para a entrada inicial de 20 caminhões. Espera-se que esses caminhões possam cruzar a fronteira a partir de sexta-feira (20), embora o horário exato não tenha sido especificado pelo canal estatal egípcio.

Com informações do G1-RN

Trump afirma que irá deportar todos os imigrantes ilegais dos EUA
O esforço para a deportação em massa dos imigrantes deve atingir famílias com visto misto e pessoas com a cidadania por direito de nascença
08/12/2024 às 16:58
Presidente da Síria, Bashar al-Assad, está em Moscou, diz mídia russa
Família de Assad estaria asilada na Rússia, segundo fontes do governo
08/12/2024 às 16:26
Itamaraty orienta brasileiros deixarem a Síria
Ministério das Relações Exteriores monitora situação de cidadãos brasileiros em Damasco e recomenda saída do país por meios próprios devido à escalada de hostilidades
08/12/2024 às 13:24
Regime da Síria cai após 50 anos de comando da família Assad
Uma mensagem em rede de TV estatal síria declara a “vitória da grande revolução síria e a derrubada do regime criminoso de Assad”
08/12/2024 às 08:42
Parlamento sul-coreano rejeita impeachment de Yoon Suk Yeol após crise com Lei Marcial
Presidente revogou Lei Marcial horas após decreto e pediu desculpas à nação; oposição falha em obter apoio necessário para afastamento
07/12/2024 às 10:33
Acordo entre Mercosul e UE gera oportunidades para comércio de bens, serviços e turismo
Avaliação é da Confederação Nacional do Comércio
06/12/2024 às 15:23
Deputados da França aprovam moção de censura e primeiro-ministro é deposto
Anúncio foi feito pela presidente da Assembleia Nacional, Yaël Braun-Pivet
04/12/2024 às 17:46
Evento conservador de Milei terá Bolsonaro, herdeira de Trump e Steve Bannon
Ex-presidente do Brasil deve participar do evento por videoconferência
03/12/2024 às 19:21
Presidente da Coreia do Sul anuncia revogação de lei marcial após aprovação de voto parlamentar
Yoon afirmou que convocará uma reunião de gabinete para tratar do assunto
03/12/2024 às 17:16
Derretimento total do gelo marinho no Antártico pode acontecer antes de 2030, afirma estudo
Segundo a análise, redução no aquecimento antropogênico em 1,5 °C, isso não irá impedir o derretimento no Oceano Antártico
03/12/2024 às 09:22