Dos mais de 129 mil inscritos para fazer a prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) no Rio Grande do Norte, pouco mais de 65 mil compareceram aos locais de prova neste domingo 24 para o segundo dia de prova. A abstenção total ficou em 49,6%, segundo dados do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), responsável pela aplicação do exame.
Segundo o Inep, o Rio Grande do Norte registrou um total de 64.050 candidatos ausentes nos dois dias de provas do exame. A abstenção deste ano é recorde desde a aplicação das provas do Enem em território nacional, em 1998.
No Brasil, dos mais de 5,5 milhões de inscritos, apenas 55,3% conseguiram fazer as provas do segundo dia de exames. Deste total, um contingente de 3,052 milhões não fez as provas do exame em 2021.
Alexandre Lopes pontuou, ainda, que “a aplicação deste domingo ocorreu com bastante normalidade”. “Não tivemos nenhum local de prova interditado pela vigilância sanitária ou Ministério Público. Não tivemos nenhum estudante que não conseguiu fazer a prova por lotação nas salas”, explicou.
O coordenador-geral de Polícia Fazendária da Polícia Federal (PF), Cléo Matusiak Mazzotti, ressaltou, também, que o exame foi aplicado dentro dos parâmetros e das estratégias de segurança previstas. “A Polícia Federal trabalhou, o tempo todo, com o objetivo de garantir a lisura do certame. Tivemos, em todas as nossas superintendências regionais, nas 27 unidades da Federação, policiais federais designados para acompanhar as provas.