BUSCAR
BUSCAR
Engorda

Empresas questionam habilitação para licitação da engorda de Ponta Negra

Com questionamentos, início das obras de engorda de Ponta Negra permanece sem data definida
Redação
27/03/2024 | 14:49

O processo de abertura dos envelopes das propostas para o edital de licitação da engorda da Praia de Ponta Negra foi adiado devido a recursos interpostos pelas três empresas concorrentes. A informação foi confirmada pelo secretário de Infraestrutura de Natal, Carlson Gomes. As empresas tinham até o prazo final da última segunda-feira 25 para revisar e analisar as documentações umas das outras. Dessa forma, o início das obras permanece sem data definida.

As três empresas que apresentaram propostas para a execução da engorda de Ponta Negra possuem experiência em alargamento de faixas de areia em outras localidades no Brasil e no exterior. Além disso, duas delas são consórcios formados por empresas brasileiras e estrangeiras, provenientes de países como Holanda e Bélgica. O secretário de Infraestrutura de Natal, Carlson Gomes, afirmou que a participação de empresas estrangeiras era esperada pela Prefeitura devido ao alto valor e à especialização necessária para o processo de dragagem.

1ª fase da engorda, o enrocamento, está sendo feito na praia de Ponta Negra, em Natal. Foto: José Aldenir/Agora RN
Engorda de Ponta Negra: três empresas apresentam propostas em licitação - Foto: José Aldenir/Agora RN

Entre os concorrentes estão o consórcio Jandenul/Edcon Construções, proveniente da Bélgica e do Ceará, respectivamente; o consórcio Vanord/Coastal, da Holanda e de Pernambuco; e a DTA Engenharia, de São Paulo.

Carlson Gomes declarou: “Todas as empresas interpuseram recursos contra as habilitações. Agora, a comissão avaliará ambos os recursos. Não há previsão para a abertura das propostas. Não podemos estabelecer prazos, pois os recursos devem ser analisados antes. Estamos priorizando a análise dos recursos”.

Engorda de Ponta Negra

A obra de engorda da Praia de Ponta Negra prevê o alargamento da faixa de areia, com até 50 metros na maré alta e 100 metros na maré baixa. Atualmente, em marés altas, bares, barracas e banhistas enfrentam dificuldades para frequentar a areia e o mar.

A expectativa é que a engorda da Praia de Ponta Negra também ajude a preservar o Morro do Careca, um dos principais pontos turísticos de Natal, que sofre há anos com a erosão costeira e a alteração de sua paisagem. Especialistas afirmam que a situação se agrava devido ao avanço do mar, que chega mais facilmente à base do morro, causando desgaste e rachaduras em sua encosta.

Conforme estudos realizados pela empresa paulista Tetratech, a engorda será realizada através do transporte de areia submersa de uma jazida em Areia Preta para Ponta Negra.

Com informações da Tribuna do Norte

NOTÍCIAS RELACIONADAS