O primeiro caça F-39 Gripen fabricado no Brasil tem apresentação prevista para o dia 25 de março, na fábrica da Embraer, no município de Gavião Peixoto, no interior de São Paulo, a cerca de 300 quilômetros da capital e próximo a Araraquara.
A aeronave será a décima primeira incorporada pela Força Aérea Brasileira (FAB). O contrato prevê a aquisição de 36 unidades, com prazo de entrega estendido até 2032. Atualmente, a frota conta com dez aviões em treinamento na Base Aérea de Anápolis, em Goiás.

Todos os modelos disponíveis até o momento foram fabricados na Suécia e transportados de navio para o Brasil. A linha de montagem nacional foi instalada na planta da Embraer, com participação e treinamento de mais de 350 técnicos brasileiros.
A cerimônia de apresentação deve contar com a presença de autoridades e, possivelmente, do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.
O mesmo modelo de caça passou por testes para a validação do lançamento de bombas durante duas semanas, na Operação Thor, com objetivo de aprimorar as funcionalidades da aeronave. O equipamento reúne tecnologias modernas e deve ampliar a capacidade operacional da FAB.
A Força Aérea também realizou o primeiro disparo do míssil Meteor pelo novo caça em novembro de 2025. O teste ocorreu em Natal, no Rio Grande do Norte. O armamento é considerado um dos mais avançados do mundo.