BUSCAR
BUSCAR
Viagem
Em retomada, Natal é o destino mais buscado por turistas do Brasil
Após um período crítico no turismo motivado pela pandemia da Covid-19, uma pesquisa do Ministério do Turismo aponta a capital potiguar foi o destino mais procurado por turistas nacionais em janeiro
Dandarah Filgueira
09/02/2021 | 07:57

A cidade de Natal foi apontada como o destino nacional mais demandado para janeiro de 2021, de acordo com a pesquisa de Sondagem Empresarial do Ministério do Turismo, feita com agências e organizações de viagens no Brasil. Após um período crítico no turismo motivado pela pandemia da Covid-19, em que 93,3% dos empresários do setor no Brasil afirmaram que houve queda de demanda dos serviços ofertados, a expectativa é que a capital potiguar recupere uma das suas principais atividades econômicas nos próximos dias.

Ainda de acordo com a mesma pesquisa do Ministério do Turismo, 46,4% das pessoas estavam à procura de destinos com sol e praia. Foi o caso do físico e médico Renilson Teixeira, que, juntamente com a esposa, resolveu presentear a filha de 15 anos com uma viagem à capital potiguar. Foi a primeira viagem da família paulista após os meses de isolamento social, e eles também levaram em consideração a queda do número de casos de infecções e óbitos.

“Eu e minha esposa já conhecíamos a cidade anteriormente e minha filha ainda não, sempre gostamos, sempre tivemos boas lembranças, boas recordações. São muitos lugares bonitos e diferentes a serem visitados, não apenas praia: tem lagoas, tem praia que se transforma em cachoeira. Então são vários ambientes diferentes junto à natureza, e resolvemos proporcionar isso à nossa filha”, conta.

A professora Janaína Aparecida veio do Paraná para Natal com a família, também em sua primeira viagem após 10 meses de quarentena sem ir a lugar nenhum. Ela conta que, apesar da angústia e preocupação por conta do vírus, pesquisou bastante antes de escolher o destino e está satisfeita com a decisão.

“As praias são lindas, a paisagem é maravilhosa, tudo que a gente encontra aqui é muito bonito, muito bem cuidado, e é um lugar que eu sempre quis conhecer. As praias são limpas também, eu moro no Paraná, mas as praias, infelizmente, de Santa Catarina, são bem difíceis para banho, muito mal cuidadas”, explica a professora.

Há também quem não planejou férias em Natal, mas aproveitou uma viagem a trabalho para conhecer a cidade. É o caso do presidente da Federação de Xadrez do Paraná, Paulo Virgílio, que veio à capital potiguar para uma assembleia da Confederação Brasileira de Xadrez e prolongou a estadia por mais três dias para poder aproveitar melhor.

“É a primeira vez que eu venho e eu descobri que não é tempo suficiente. Ontem eu tive oportunidade de ir ali para as praias do sul, agora eu vou com uns amigos fazer o passeio de Genipabu e vou tentar ir ao Caribe Brasileiro, e vai faltar tempo porque meu voo já vai ser essa madrugada, mas eu acho que essa possibilidade do gostinho de quero mais é o que faz você querer voltar, e eu vou voltar com a minha família, não tenha dúvidas. Estou adorando a cidade, não queria ir embora, se eu pudesse iria trocar a passagem e ficar mais uns dias”, relata, empolgado.

Quem trabalha diretamente com o público turista já percebeu a melhora no movimento, como é o caso da vendedora Laísa da Silva, que trabalha na Feirinha de Artesanato de Ponta Negra, que está mais tranquila após a retomada gradativa do turismo.

“Depois da pandemia melhorou bastante, principalmente agora no mês de janeiro, que é considerado de alta estação, graças a Deus a gente não tem do que reclamar. Agora em fevereiro que diminuiu mais, como não vai ter evento na cidade devido à pandemia esse pode ser um dos motivos”, aponta.

A retomada do turismo tem sido uma preocupação do poder público. O Governo do Estado destinou R$12 milhões para a promoção da atividade turística potiguar em novembro do ano passado. Além desse recurso, o Ministério do Turismo liberou R$488,3 mil para fomento do setor.

NOTÍCIAS RELACIONADAS
Sede: Av. Hermes da Fonseca, 384 – Petropolis – Natal – RN – Cep. 59020-000
Telefone: (84) 3027-1690 / 3027-4415
Redação: (84) 98117-5384 - [email protected]
Comercial: (84) 98117-1718 - [email protected]
Copyright Grupo Agora RN. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização prévia.