BUSCAR
BUSCAR
Em má fase, prefeito se aproxima da Câmara

24/06/2017 | 04:40

*Interinamente por Tiago Rebolo

O prefeito de Natal, Carlos Eduardo Alves (PDT), compareceu nesta quinta-feira, 22, pela quarta vez em pouco mais de um mês, a um debate na Câmara Municipal. Desta vez, o chefe do Executivo da capital foi a uma audiência pública no bairro Nazaré, na zona Oeste, onde o Legislativo está instalado com o projeto “Câmara Cidadã”. Carlos Eduardo já tinha participado do debate na primeira edição, no Santa Catarina, na zona Norte; e de outros dois encontros: uma audiência sobre a reestruturação do Alecrim e uma reunião para tratar da aprovação do Parque Tecnológico. Os quatro episódios demonstram que o prefeito de Natal está buscando recompor sua imagem, arranhada por atritos com vereadores da própria base. Em má fase administrativa, com a gestão ruindo, Carlos Eduardo quer segurar aquilo que lhe sustentado até aqui: sua base expressiva na Câmara Municipal. Graças a ela, é que o prefeito já escapou até de impeachment este ano. Sobretudo após a saída de Júlio Protásio, responsável pela articulação política com o Legislativo, o prefeito terá que rebolar.

>> Más notícias. Um dia depois de ser denunciado pelo Ministério Público Federal pelos crimes de corrupção, lavagem de dinheiro e organização criminosa, o ex-ministro Henrique Eduardo Alves (PMDB) foi derrotado na Primeira Turma do Tribunal Regional Federal da 5ª Região em Recife. Dois dos três desembargadores do colegiado negaram o pedido de habeas corpus da defesa e decidiram que o peemedebista deve continuar detido. Cabe recurso no Superior Tribunal de Justiça (STJ).

>> Delação premiada. Executivos da joalheria H. Stern negociam com procuradores do Ministério Público Federal um acordo de colaboração premiada com as investigações da operação Lava Jato. A empresa teria contribuído com esquemas de lavagem de dinheiro ao vender seus produtos para políticos envolvidos em corrupção. O ex-governador do Rio de Janeiro Sérgio Cabral teria comprado joias para sua mulher, Adriana Ancelmo, sem nota fiscal na loja. Há suspeitas também de irregularidades envolvendo Henrique Alves e sua mulher, a jornalista Laurita Arruda.

>> Cedo demais. Durante a assinatura de ordens de serviços para obras em São Miguel do Gostoso e região nesta quinta-feira, 22, o governador Robinson Faria afirmou à repórter do Agora Jornal Rebeca de Cerqueira que não está pensando em reeleição ou na conjuntura das eleições de 2018. “Não durmo e acordo pensando nisso”. Será?

>> Homenagens. A Catedral Metropolitana ficou lotada mais uma vez, nesta quarta-feira, 22, para familiares, amigos e admiradores prestarem homenagens a Wilma de Faria. Uma missa celebrada pelo arcebispo Dom Jaime Vieira Rocha lembrou os sete dias de falecimento da ex-governadora.

>> Homenagens 1. Ainda no rol de deferências, diversas propostas já surgem para dar o nome de Wilma de Faria a equipamentos públicos na cidade de Natal. Na Câmara Municipal, os vereadores Ney Lopes Júnior (PSD) e Aldo Clemente Filho (PMB) propuseram dar o nome da ex-governadora, respectivamente, ao Viaduto da Urbana e às avenidas que atualmente se chamam Salgado Filho e Hermes da Fonseca.

>> Crescimento. Partido que detém a maior bancada na Assembleia Legislativa, com cinco deputados, incluindo o presidente Ezequiel Ferreira, o PSDB ampliou sua representatividade também na Câmara Municipal, com a posse de Dickson Nasser Júnior no mandato de vereador, ocupando a vacância proporcionada com a morte de Wilma de Faria. Agora, o partido tem dois vereadores. O outro é Aroldo Alves.

>> Desistência. Interlocutores do prefeito de Parnamirim, Rosano Taveira (PRB), afirmam que o chefe do Executivo municipal desistiu de criar a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, que também abrigaria o Turismo. Quem assumiria a titularidade da pasta seria a atual vereadora Kátia Pires (DEM). Segundo informações de bastidores, a notícia desagradou sobretudo o suplente de Kátia, Dr. Yuri Adrenovitch (PSDC), que vivia expectativa para assumir o mandato.

>> Maratona. Cotada para disputar o Senado em 2018, a deputada federal Zenaide Maia (PR) percorre o estado ao lado do marido, o ex-prefeito de São Gonçalo do Amarante Jaime Calado (PR). Por onde anda, Zenaide é perguntada sobre os projetos para o ano que vem. Quase sempre, contudo, desconversa.

Sede: Av. Hermes da Fonseca, 384 – Petropolis – Natal – RN – Cep. 59020-000
Telefone: (84) 3027-1690 / 3027-4415
Redação: (84) 98117-5384 - [email protected]
Comercial: (84) 98117-1718 - [email protected]
Copyright Grupo Agora RN. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização prévia.